EstradasPolíticaTrabalhoTrânsitoTransporte

ESTRADAS. Ação da Polícia Rodoviária Federal, na prática, implode greve dos caminhoneiros no Estado

Ação da Polícia Rodoviária Federal, iniciada em Soledade, liberou metade dos caminhões
Ação da Polícia Rodoviária Federal, iniciada em Soledade, liberou metade dos caminhões

Em oito Estados do Brasil há algum tipo de movimentação de caminhoneiros. Na região de Santa Maria, mesmo, há dois pontos de MANIFESTAÇÃO, sem que as estradas tenham sido bloqueadas. Os manifestantes têm como bandeira principal não questões específicas, senão que “derrubar a Presidente Dilma Rousseff” – por renúncia ou impeachment, como disse um líder da categoria, e dizendo que o movimento “não é político”. Pois é.

Bueno, no mundo prático, o fato é que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deixou clara a ORIENTAÇÃO para a Polícia Rodoviária Federal, sob sua jurisdição: os caminhoneiros que interditarem estradas serão multados em R$ 1.995. Além disso, a PRF foi orientada a desobstruir as estradas e garantir a segurança dos caminhoneiros que quiserem trabalhar.

É bastante provável que esta orientação, seguida pelos patrulheiros, tenha sido a responsável pela virtual implosão do movimento no Rio Grande do Sul, pela ação tomada no final da tarde desta segunda-feira, a partir de Soledade, o primeiro dos pontos de bloqueio dos caminhoneiros. Como isso aconteceu? Vale conferir o material originalmente publicado na versão online do jornal Zero Hora. A reportagem é de Humberto Trezzi. As fotos são de Divulgação (Arquivo PRF) e Deivid Dutra/A Razão (caminhoneiro). A seguir:

Na região central, grevistas tentaram convencer outros motoristas a aderirem ao movimento
Na região central, grevistas tentaram convencer outros motoristas a aderirem ao movimento

PRF escolta centenas de caminhões e esvazia greve no norte do RS

A greve dos caminhoneiros, que parou o tráfego de carga nas estradas gaúchas ao amanhecer desta segunda-feira, sofreu um duro golpe ao entardecer. Viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram de posto em posto da BR-386, no Norte gaúcho, e se ofereceram para escoltar caminhoneiros descontentes com a paralisação e desejosos de seguir viagem.

O convite foi aceito por centenas, que ligaram os motores das carretas e saíram em comboios. A fila indiana de veículos, encabeçada por carros policiais e trafegando de forma lenta, se formou em Soledade, Tio Hugo e Carazinho, os principais pontos da paralisação no norte do Estado. Piquetes de grevistas ainda tentaram dissuadir colegas de furarem a paralisação, mas não foram atendidos.

Sob o olhar atento dos patrulheiros federais, caminhoneiros que esperavam desde a madrugada uma oportunidade para seguir pela estrada não perderam tempo. Em Soledade, os policiais da PRF tiveram uma longa conversa com as lideranças grevistas. Pelo menos 10 patrulheiros cercaram um grupo que encabeçava a paralisação e alertaram para que parassem com as ameaças aos fura-greves.

O porta-voz dos agentes da PRF, Leandro Wachholz, exibiu inclusive gravações feitas em celulares de motoristas pedindo ajuda da polícia para ir embora. E avisou:

— Vocês têm direito de fazer greve, de parar seus caminhões. Mas quem deseja ir e vir poderá fazer isso, com nossa proteção. Vai ser sem pedrada, sem ameaça. Eu estou conversando. Se não funcionar, pode um dia aparecer a tropa de choque da PRF, aí vocês vão reclamar, a conversa vai acabar — avisou o policial federal…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI (se você for assinante do jornal ou não tiver esgotada a quota de 10 notas gratuitas mensais).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Ministro também afirmou que o objetivo é desgastar o governo. A mesma estratégia manjada de sempre: a desqualificação.
    A pauta é a mesma das outras paralizações, entre outras coisas a melhoria das condições das estradas, tabelamento dos fretes e a redução do preço do diesel (que aumentou mais de uma vez este ano). O tema "impeachment" surgiu porque os caminhoneiros acham que foram enrolados nos outros movimentos e que o atual governo não vai atender as reinvidicações e não tem credibilidade. Maioria não deve nem saber como funciona e muito menos do que se trata.
    Vida de autônomo não é fácil, férias, décimo-terceiro, terço adicional, etc. só se economizar. Ganhando pouco fica difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo