KISS, 3 ANOS. Luiz Alberto Cassol escreve ao prefeito
“…No entanto, ocupar um cargo público implica em responsabilidades, atos e decisões que emanam do posto ocupado. Portanto, no meu caso, sendo diretor de cinema, cineclubista, coordenador de um festival de cinema e já tendo sido presidente do conselho nacional de cineclubes no Brasil, diretor da Casa de Cultura de Santa Maria e do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul, propiciei retorno e respondo ao público pelos filmes que dirijo, curadorias que estabeleço, programações que produzo ou pelos textos e artigos que escrevo. A cada um desses trabalhos comunico-me com as pessoas e responsabilizo-me por minhas escolhas éticas, artísticas e tomadas de decisão.
Fiz essa introdução, pois tenho pleno conhecimento que isso está muito distante do cargo de um prefeito, suas responsabilidades e decisões. Mas, é exatamente por isso, como cidadão nascido em Santa Maria, que julguei grafar esta carta em 26 de janeiro de 2016. Aliás, o senhor também é nascido na mesma cidade e como conterrâneo, a partir de…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da crônica “Carta ao Prefeito”, de Luiz Alberto Cassol, colaborador eventual deste sítio. Cassol é diretor de cinema e cineblubista – ocupando hoje as funções, entre outras, de diretor da produtora Filmes de Junho, e também dirige para a Accorde Filmes. Coordena o Festival de Cinema SMVC. Foi Diretor do Instituto Estadual de Cinema e presidente da Cesma e do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!
Quanta covardia e desinforção ou as duas. A carta fala de atitude. Como executivo maior, moralmente é responsável bem como deveria assumir e fazer uma enorme investigação na prefeitura. Não fez nenhuma das duas. Era o mínimo que o prefeito deveria fazer e como o Cassol colocou…é preciso ser feito.
Quanto ao documentário quem pode falar sobre isso são os pais e familiares, que por sinal foram eles que pediram. Além de ser uma forma de dar voz aos pais por tudo que aconteceu com a falta de respostas, de desculpas, a injustiça e principalmente permitir que pais relatassem o amor aos filhos… e isso foi feito com muita sensibilidade e compaixão. Quem esteve ali dando depoimento como eu sabe muito bem como foi feito e os objetivos. A conscientização que ajuda assim como outras formas de expressão que tragédias desse tipo não voltem a ocorrer. Assumir já é um bom caminho. Responsabilização e justiça levam a isso, mesmo por receio àqueles que são irresponsáveis. Por isso e muito mais que o Cassol fez, pela sua integridade ( o prefeito deveria agradece-lo) não há outra forma de falar sobre essa covardia e desinformação ao que ele fez e continua fazendo. Para finalizar registro mais uma vez o meu agradecimento ao Cassol: Obrigado.
Incrédulo, inumano, infantil, inconsequente, inepto, incoerente, ignóbil, inapto, inadmissível, respeite a dor das famílias e a quem tem a coragem de estar ao lado delas. É o mínimo.
Ao gordo incrédulo 2!
O Beto Cassol tem o respeito dos familiares das vítimas, e de quebra, o respeito de quem é minimamente sério!
Ele tem moral e conhecimento suficiente dos fatos para escrever o que escreveu!
Ao gordo incrédulo!
Tua atitude é típica dos covardes:
– se esconde atrás de um perfil falso (típico);
– brinca com a honra de quem tem coragem de falar o que não foi dito!
Ou realmente é um covarde ou tem as mãos sujas (ou as duas)…
Excelente carta do cineasta, só faltaram mais DESTINATÁRIOS, ou GOVERNADOR e PRESIDENTA não tem responsabilidades também ???? Daqui à pouco ele vai produzir um filme com o Kiko de Super-Herói !!!!
Eu, não sei como tem gente que buscam responsabilizar pessoas e autoridades que pouco tem a ver com esta tragédia. Qual é a responsabilidade do Governo Dilma, o Gov. Tarso fez a sua parte abriu uma sindicância e vários Bombeiros foram punidos, porque o prefeito schirmer não abriu uma sindicância para apurar quem foi o responsável por ter dado o alvará de funcionamento da boate, lembram que tinha um promotor com um TAC, obrigando os proprietários que fizessem as adequações ,qual é o resultado destas adequações, isto era feito com o aval da prefeitura e dos bombeiros, para que os jovens tivessem mais segurança, nada disto esta sendo colocado, o fato real é que 3 anos já se passaram e esta tragédia está passando para o mundo como exemplo de como é possível fazer tudo errado.
Erny, tropa de choque do prefeito mais covarde do Brasil? Os pais sabem exatamente de quem são as culpas, as vistas grossas, os TACs…
Schirmer, Tarso e Dilma, peçam desculpas para Santa Maria, RS e Brasil. As vítimas e afetados não são apenas de Santa Maria.
Boas idéias devem ser copiadas. Escrever para Tarso e comentar sobre a situação e vistorias do corpo de Bombeiros na época da tragédia Kiss. De como o estado apoiou imediatamente após o evento.
Escrever para Dilma, que tem na sua tutela o Ministério do Trabalho que deveria ter zelado pela saúde dos trabalhadores no que é um dos maiores "acidentes" laborais do país. Cobrar da presidente da República todas suas promessas pós evento, de apoio para as famílias e sobreviventes.
Carta anda na moda, Temer fez escola