Saúde

SAÚDE. Semana decisiva para o Hospital Regional

POR MAIQUEL ROSAURO

Esta semana promete ser decisiva para o Hospital Regional de Santa Maria. O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, irá até Brasília conversar com a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para definir se a entidade assume ou não a gestão do empreendimento. Caso a Ebserh não assuma, deve ser lançado um edital abrindo concorrência para a participação de entidades particulares. Confira na matéria de Fabrício Minussi, do jornal A Razão:

Gabbardo vai à Brasília para último encontro com a Ebserh

Hospital está pronto, aguardando nome do gestor para abrir as portas. Foto: Deivid Dutra / A Razão
Hospital aguarda nome do gestor para abrir as portas. Foto Deivid Dutra/AR

Ao que tudo indica a semana poderá ser decisiva no que diz respeito aos encaminhamentos para a gestão do Hospital Regional de Santa Maria. Até sexta-feira o secretário Estadual de Saúde (SES), João Gabbardo dos Reis, e a coordenadora da Assessoria Técnica e Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Aglaé Regina da Silva, estarão em Brasília para uma reunião com a direção da Empresa Brasileira de serviços Hospitalares (Ebserh).

O encontro, conforme relatou Aglae, servirá para definir se a Ebserh assume a gestão do HRSM ou se a SES lançará um edital abrindo concorrência para a participação de entidades particulares. “Só vamos bater o martelo após conversar mais uma vez com o presidente da Ebserh”, afirmou Aglae.

Na última sexta-feira, durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL), o assunto entrou em pauta. Houve uma forte cobrança para que a gestão do hospital seja definida, uma vez que o complexo está com as obras praticamente concluídas. Embora a SES não admita, todos os encaminhamentos feitos são no sentido de que a Ebserh assuma a gestão do nosocômio.

A SES já enviou para uma instituição norte-americana a relação dos equipamentos necessários para que o HRSM possa abrir as portas. A aquisição dos materiais e o repasse do hospital para a UFSM são condições essenciais para que a decisão tomada pelas autoridades da saúde regional possa ser sacramentada e anunciada. Outro indicativo de que uma decisão possa ser tomada nesta semana é o cancelamento da reunião marcada para esta segunda-feira, em Santa Maria, com os integrantes da Comissão Técnica do Hospital Regional.

AS AGENDAS DA SAÚDE
Enquanto isso, na próxima quarta-feira, acontece em Santa Maria uma reunião chamada pela Comissão de Saúde da AL, com as presenças de diversas entidades ligadas à saúde de Santa Maria e região, para tratar do HRSM e da falta de leitos de retaguarda na região, o que provoca a superlotação do Pronto Socorro do Husm. O encontro poderá ter a presença do secretário Gabbardo. Já nesta segunda-feira encerra o prazo dado pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), para que a Casa de Saúde se manifeste sobre o início dos atendimentos em traumatologia. Na terça-feira, às 9h será a vez de um encontro da CRS com os onze hospitais da região contratualizados e Husm, para alinhar a rede de atendimento em apoio ao Universitário.

CLIQUE AQUI para ler a matéria original no site de A Razão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo