Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na edição desta quarta, os atrasos que atravancam o empreendedorismo em Santa Maria

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 17 de junho, no jornal A Razão:

Lei não é ruim. Mas é preciso dar condições para cumpri-la (foto Arquvo A Razão)
Lei não é ruim. Mas é preciso dar condições para cumpri-la (foto Arquivo A Razão)

O problema está na gestão, e não nas leis

Empreendedores, como este jornal oportunamente mostrou na segunda-feira, queixam-se, com todas as razões do planeta, do larguíssimo prazo para a avaliação e concessão de alvarás e licenças. Seja para ampliação ou, mesmo, novos empreendimentos. Ou, até, em vários casos, para renovações.

Os alvos que sobressaem, não necessariamente nesta ordem, são Prefeitura, Bombeiros e autoridades ambientais. Que não conseguem (não podem ou, em certos casos, sim, são lenientes) dar vazão às centenas de pedidos que lhes caem na mesa.

Dito isto, é conveniente que fique claro: o problema, por certo, não está na lei. Que, inclusive, no caso dos bombeiros, foi abrandada em relação ao que foi inicialmente aprovado pela Assembleia Legislativa. O que é preciso, pode apostar, é que se dêem as condições técnicas e os recursos humanos necessários para todos os setores. É responsabilidade dos gestores. Em todos os níveis e instâncias.

CAIU DO TELHADO

Agora é certo: não sai tão cedo, se é que sairá um dia, a incorporação do PPS pelo PSB. E quem desistiu foi o incorporador, não o incorporado – embora a versão oficial fale em “reavaliação conjunta”. O fato é que sumiu a principal motivação para o acordo: o fim das alianças proporcionais parece ter sido jogado às calendas. Logo, será cada um por si – ainda mais que o Tribunal Superior Eleitoral emitiu resolução dizendo que fusão não gera novo partido. Logo, quem aderisse a ele perderia o mandato.

VAI DAÍ QUE…

…os políticos locais que estavam doidinhos para aderir à “nova sigla” terão que esperar por outra oportunidade. Que, talvez, nem demore tanto.

ARTICULAÇÕES DO…

“Nós teremos candidato a prefeito. E temos um nome, o do vereador Marcelo Bisogno”. Foi uma reafirmação feita na manhã de ontem ao colunista, pelo presidente do PDT, Miguel Passini. Isso significa impossibilidade de negociação?, perguntou o escriba, diante de um rumor de “conversas” envolvendo o PMDB. Não é bem assim. Epa, opa!

…PDT SÃO “AMPLAS”

Resumo da ópera: decisão, meeesmo, só em abril de 2016, disse Passini. Porém, o PDT vai conversar (e já está fazendo isso) com todos os partidos da base do governo de Cezar Schirmer. O que inclui, claro, o PMDB, mas também o PP – só para ficar naqueles que têm (ou terão) nomes para a disputa majoritária. Então, tá!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. @brando
    "Editor fala que o problema é de gestão (como se entendesse muito de gestão) e não das leis (como se fosse renomado jurista)"
    Pode até não entender de gestão,mas em gerir o próprio negócio, é um bom começo.
    "Problema existe? Sim, existe. Mas é geral, acontece na maioria dos municípios"
    A Razão esta colocando à questão na comuna, em Santa Maria da Boca do Monte.
    Entendeu ou é preciso desenhar!
    Postar colocações, até uma aranhnegra discorre sobre todo e qualquer assunto.

  2. Editor fala que o problema é de gestão (como se entendesse muito de gestão) e não das leis (como se fosse renomado jurista).
    Problema existe? Sim, existe. Mas é geral, acontece na maioria dos municípios. Todas as aldeias têm problema de gestão? Não é provável. Alás, em muitos lugares estão funcionando estabelecimentos sem alvará nenhum e as prefeituras dizem que não têm como fiscalizar. Basta uma pesquisa simples no buscador aquele e um pouco de capricho.
    O abrandamento da lei anti-incêndio facilitou a vida dos bombeiros? Não se sabe, não aparece a opinião dos bombeiros.
    Necessário que sejam fornecidas "condições técnicas" e "recursos humanos". Mais genérica e mais óbvia do que esta afirmação, impossível. Existe disponibilidade orçamentária para isto? Não se sabe. Espaço na lei de responsabilidade fiscal? Nada consta. Falha na organização? No planejamento? Como se chegou na conclusão? Necas.
    Como diz o goleiro Víctor do Atlético-MG, "falar até papagaio fala". Pelo jeito, criticar por criticar não é muito diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo