CongressoPolítica

HSBC. Escândalo terá CPI no Senado. Tucanos não quiseram investigar. Nem os representantes gaúchos

Randolfe é o autor do requerimento. Todos os partidos têm senador aderindo. Exceto o PSDB
Randolfe é o autor do requerimento. Todos os partidos têm senador aderindo. Exceto o PSDB

COM CORREÇÃO, ÀS 12H55

No sábado, a DETERMINAÇÃO do Ministério da Justiça à Polícia Federal, para que investigue a falcatrua eventualmente cometida por brasileiros graúdos. Um dia antes, no Senado, foi lida a solicitação para que seja INSTALADA Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar denúncias de contas irregulares abertas por graúdos brasileiros na agência do HSBC em Genebra. É o chamado “Swissleaks”. Mais de 8,6 mil patrícios movimentaram coisa parecida a R$ 7 bilhões – muito mais que o total da perda estimada para todos os escândalos recentemente anunciados e investigados no País.

Chama a atenção do editor a inexistência de qualquer tucano no requerimento da CPI, que teve a iniciativa de Randolfe Rodrigues, do PSOL. Todos os demais partidos têm representantes no documento. Também é notável que nenhum dos senadores gaúchos está nessa, também.

Para saber mais sobre a CPI, a ser instalada já nos próximos dias, e até conferir a lista completa dos que assinaram o requerimento, confira o material publicado originalmente no jornal eletrônico GGN, reproduzido pelo portal de Luis Nassif. A reportagem é de Patrícia Faermann. A foto é de Jefferson Rudy, da Agência Senado. A seguir:

CPI do SwissLeaks-HSBC deve ser instalada, sem assinaturas do PSDB

O pedido de abertura da CPI do SwissLeaks-HSBC foi lido nesta sexta-feira (27) no Senado, para investigar as denúncias das contas secretas no banco da Suíça. A sugestão foi do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que conseguiu 33 assinaturas, seis a mais que o mínimo necessário para a criação de uma comissão. Até agora, confirmaram 31 senadores, o que pelas contas já confirma a abertura.

O partido que angariou mais assinaturas para a abertura das investigações foi o PT, com oito parlamentares. E, até agora, nenhum senador do PSDB assinou o requerimento.

Ao contrário de seus discursos contra a corrupção, o ex-candidato à presidência Aécio Neves, o senador que deverá comandar a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Aloysio Nunes, e o senador Álvaro Dias não assinaram o pedido da CPI.

De acordo com o requerimento, a Comissão terá 11 integrantes titulares e seis suplentes, com um prazo de 180 dias de duração. Os parlamentares têm até a meia-noite desta sexta-feira para incluir ou retirar seus nomes.

O objetivo da CPI é investigar as contas secretas de brasileiros na filial do HSBC em Genebra. Randolfe Rodrigues defende que o Ministério da Fazenda e o Ministério da Justiça obtenham o nome de todos os brasileiros na lista, para investigar as possíveis condutas ilícitas.

O senador do PSOL afirmou que o interesse é suprapartidário e não busca “fomentar disputas” entre as siglas, e sim “desmantelar pela raiz” o esquema criminoso. “Esse escândalo é de dimensão mundial. De acordo com o Financial Times, trata-se do maior caso de evasão fiscal do mundo. É necessário que o parlamento brasileiro também se manifeste e instaure um procedimento de investigação”, disse Randolfe.

Saiba quais são os 31 senadores que já assinaram o pedido de abertura da CPI:

Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Humberto Costa (PT-PE)

Jorge Vianna (PT-AC)

José Pimentel (PT-CE)

Lindbergh Farias (PT-RJ)

Paulo Rocha (PT-PA)

Regina Souza (PT-PI)

Walter Pinheiro (PT-BA)

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

Randolfe Rodrigues (Psol-AP)

Marcelo Crivella (PRB-RJ)

Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)

João Capiberibe (PSB-AP)

Lídice da Mata (PSB-BA)

Roberto Rocha (PSB-MA)

Romário (PSB-RJ)

Roberto Requião (PMDB-PR)

Rose de Freitas (PMDB-ES)

Waldemir Moka (PMDB-MS)

Cristovam Buarque (PDT-DF)

Reguffe (PDT-DF)

Telmário Mota (PDT-RR)

Hélio José (PSD-DF)

Omar Aziz (PSD-AM)

Otto Alencar (PSD-BA)

Sérgio Petecão (PSD-AC)

Magno Malta (PR-ES)

Gladson Cameli (PP-AC)

José Medeiros (PPS-MT)

Davi Alcolumbre (DEM-AP)

Wilder Morais (DEM-GO)”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. A falta de assinaturas dos "Guardiões Eternos das Privatizações e seus resultados", não assinarem o pedido de investigação, pode ser um sinal, que ha tubarões Grandes, neste Swissleaks.
    Quanto ao brando, o caso é mais grave.Falta de neurônios, que conversem e tenham idéias.

  2. Rindo muito. Sujeito afirma que é aParTidário e fala em grande mídia nacional como se fosse algo de segunda classe. Diz que a referida não dá cobertura. E depois cita a Folha. Depois senta a lenha do governador do Paraná que é tucano.

  3. Impressionante, o Brando é tão brando que ao que parece, nem mesmo lê as noticias, ou apenas se informa pela grande mídia nacional(que não se sabe porque não esta dando cobertura para o considerado maior vazamento bancário da história, pelo Financial Times e The Guardian – jornais britânicos, afinal o HSBC atualmente tem sua sede em Londres). Veja esta pequena nota na Folha SP, reprodução do The Guardian, e verifique a real dimensão do caso chamado aqui no Brasil de Suiçalão. Dizer que 20 BILHÕES é cortina de fumaça, vá ser Brando assim em outra freguesia. Foi detectado que grande parte destas contas são de narcotraficantes, de dinheiro advindo de corrupção, assassinatos, etc. Ai vem alguém e diz que, não é bem assim, neste rol, tem muitas contas – de brasileiros- que são idôneas…isso é distorcer a realidade…pois o que importa é que muitas não são idoneas e ao que consta, a maioria, e isso representa muitos bilhões…pouca coisa… http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/02/1587203-arquivos-mostram-que-hsbc-ajudou-clientes-a-sonegar-imposto-e-esconder-milhoes-na-suica.shtml

  4. Isto aí deve dar menos resultado que a CPI da Petrobrás. Mais uma cortina de fumaça do que outra coisa. Tirar a atenção do Petrolão.
    Os depósitos vazados referem-se ao período entre novembro de 2006 e março de 2007. A lista foi entregue às autoridades francesas no final de 2008.
    Sem entrar em detalhes técnicos (declaração de saída definitiva, declaração de capitais brasileiros no exterior), nem todo mundo que está na lista é suspeito de alguma coisa.
    Editor dá a entender que o material apresentado é da Agencia Senado, mas o link é para o site do Luís Nassif. Coisa fina.

    NOTA DO SÍTIO. O leitor, ironias à parte, tem razão. A reportagem é de Patrícia Faermann, do jornal eletrônico GGN, e foi reproduzida no portal de Luis Nassif. A foto é da Agência Senado. A correção foi feita. O que não seria feito, não fosse a atenta observação do leitor.

  5. …Chama a atenção também o silêncio do deputado do PSDB, que tanto gosta de falar em temas federais e em corrupção, e neste que envolve mais de 20 Bilhões (em potencial) é de um mutismo impressionante, talvez só menor do que o referente ao Governador do Paraná Beto Richa, que conseguiu quebrar o Paraná, e teve contra si a marcha de dezenas de milhares de servidores públicos ao tentar (ainda esta tentando) dispor de 8 Bilhões do Fundo de Previdência dos servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo