Arquivo

Coluna Observatório. “O Parlamento e, afinal, o conceito de trabalho de seus integrantes”

Debate em plenário,
fundamental para a
atividade parlamentar


Foram duas sessões quentes, as desta semana, na Câmara de Vereadores. Na terça, em que sobrou até para este colunista, e especialmente na de quinta, dia em que o tema dominante foi a questão da saúde, com pronunciamentos fortes dos parlamentares. Inclusive algumas acusações políticas. Tudo dentro da normalidade democrática. Afinal, é importante que se estabeleçam com clareza as diferenças de posição.

O parlamento, e essa é opinião muito particular do colunista (que, aliás, não está sozinho nela), deve servir de escoadouro do pensamento político e ideológico. Isso vale para os níveis federal, estaduais e municipais. É função do parlamentar (que, além de membro do parlamento, significa, como ensina o mestre Aurélio, “entrar em negociações, conferenciar”) debater. E debater à exaustão, como forma de trazer à tona as questões da cidade, do Estado, do País.

Pode não agradar a uns e outros, o que é da democracia. No entanto, para quem preza a força das idéias e a sua disseminação, é fundamental que uma Câmara tenha esse tão salutar entrechoque de opiniões.

Diz-se que ao vereador cabe, afora propor leis dentro de sua alçada, fiscalizar as ações do Executivo. É verdade. Mas não apenas isso, pensa Observatório. Não é por outra razão que, embora respeite, e muito, quem diga, no Legislativo, que os vereadores “trabalham muito e a imprensa não divulga”, na verdade essa é uma obrigação óbvia dos edis. E não apenas porque recebem salário para isso, o que seria simplificar demais, mas porque se elegem prometendo exatamente isso: trabalho.

Logo, embora não tenha procuração de quem quer que seja, a coluna reafirma: “trabalhar”, no entendimento claudemiriano do termo, é bem mais que participar de comissões, aviar audiências públicas, ou mesmo defender causas de grupos minoritários e sem a representatividade que se lhe quer imputar.

É o que se pensa aqui, respeitosamente.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo