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O PERDEDOR. O que precisa fazer o PSDB (e a oposição em geral) para se viabilizar

O artigo de Lauro Jardim, editor da seção “Radar”, da ex-revista Veja, publicado neste domingo, após conhecida oficialmente a derrota do candidato defendido por ele e a empresa midiática impressa mais conhecida do país, é um interessante discurso do que pode vir a ser a oposição em geral, e o PSDB em particular, a partir de hoje.

Afinal, o que farão os tucanos (e até a mídia que o defendeu, e com ele perdeu) para tentar, ao menos, se viabilizar como oposição. Vale a pena ler, inclusive porque pode ser um interessante indicativo do que espera a (sempre saudável) disputa política no País. A seguir:

A oposição precisa de um discurso coerente – e sedutor

No último dia da propaganda eleitoral gratuita de José Serra, na sexta-feira passada, havia uma passagem esdrúxula que diz muito sobre o futuro do derrotado PSDB e das oposições em geral.

Lá pelas tantas, o locutor acusava “Dilma e sua turma” de venderem “o pré-sal para empresas privadas”. Não bastasse a vergonha que tem de defender uma bandeira histórica do PSDB, a privatização, a campanha de Serra pegou carona numa das piores bandeiras do PT – o discurso estatista.

Serviu apenas para confundir o eleitor. Além de ter soado falso. O discurso dúbio de Serra sobre o assunto deixou órfão o eleitor tradicional do PSDB e não convenceu o eleitor mais à esquerda. Pela segunda vez consecutiva numa eleição presidencial o partido cometeu o mesmo erro – nem o efeito surpresa havia.

Esse é um dos desafios que o PSDB e as oposições de modo geral terão que enfrentar a partir de amanhã (segunda): criar um discurso próprio, coerente e que tenha força para (re)conquistar o eleitor. Não será tarefa fácil. A máquina de propaganda do PT opera com eficiência a bandeira do estatismo e do “nós defendemos os pobres e vocês as elites…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

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