Arquivo

Isso também é muito sério: “repensar a Universidade”

Como informa a assessoria de imprensa do Sedufsm (sindicato dos docentes da UFSM), promotor do evento, junto com o DCE e a Associação dos Servidores, começa nesta segunda-feira o projeto “Repensar a Universidade”, cujos objetivos e programação foram lançados no início do mês passado.
      Nesta primeira fase, ex-reitores da instituição, ou seus representantes são os grandes destaques. O evento, nesta segunda, é dividido em dois seminários na parte da manhã e tarde no Anfiteatro “C”, prédio da Química, no campus da UFSM.
      Após a abertura com as autoridades convidadas, às 8h30min, haverá a primeira parte do seminário “A visão dos ex-dirigentes da UFSM”. O objetivo deste primeiro momento é resgatar uma parte da história da UFSM a partir dos relatos dos ex-reitores e pesquisadores que atuaram na elaboração do projeto “Nova Universidade.” Além do seminário, haverá mais dois momentos importantes: em agosto, um novo seminário intitulado “A visão da comunidade”. E, num momento seguinte, a concretização do projeto que será o “Repensar para Reconstruir”.
      Ainda nesta segunda, 13, ao meio-dia, informa a Assessoria, haverá um almoço destinado a homenagear aos ex-dirigentes da UFSM e também ao atual reitor. Será entregue pelas entidades organizadoras uma placa com o nome das personalidades agraciadas.
      Veja, a seguir, a programação completa desta segunda-feira:
     
      8h30min- Solenidade de abertura
      9h às 12h- PRIMEIRA PARTE
      O tema será introduzido por um pesquisador do projeto “Nova Universidade”: professor Elvandir José da Costa (departamento de Direito da UFSM). Na seqüência falam os ex-dirigentes da UFSM ou representantes: José Mariano da Rocha Filho (representado pela professora do departamento de Ciências da Comunicação, Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichello), Hélios Homero Bernardi (que será representado), Derblay Galvão, Armando Vallandro. Cada participante terá 20 minutos para a sua intervenção. Após a exposição, abre-se para questionamentos.
      Tarde
      14h às 18h- SEGUNDA PARTE
      O tema será reintroduzido por um outro pesquisador do projeto “Nova Universidade”: professor Vitor Schuch Jr. Na seqüência falam os ex-dirigentes da UFSM ou representantes: Gilberto Benetti (representado por Ricardo Rossato), Tabajara Gaúcho da Costa, Odilon Marcuzzo do Canto e Paulo Jorge Sarkis. Cada expositor terá espaço de 20 minutos para falar. Após as exposições, será aberto para questionamentos.

     
      RECONSTRUIR – Os depoimentos históricos de pesquisadores do projeto “Nova Universidade”, que deu origem à UFSM, e que ocorre no dia 13 de junho, juntamente com os relatos dos ex-reitores não encerra o processo de “Repensar a Universidade”.
      O projeto terá um segundo momento, informa a Assessoria de Imprensa do Sedufsm, que será para resgatar “A visão da Comunidade”. Neste espaço, que será construído a partir de agosto de 2005, as entidades e grupos envolvidos buscarão resgatar a história sob um outro olhar, trazendo à cena aquelas instituições ou movimentos que também colaboraram para a existência e consolidação da UFSM. É a busca de trazer outros olhares, perspectivas não-oficiais para o processo que almeja repensar a universidade. O terceiro momento é o “Repensar para Reconstruir”, que será a síntese de todo este processo, com a elaboração do projeto propriamente dito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo