Arquivo

Coluna Observatório: “O PT sangra. E o medo vence”

Disputa entre Tarso
      e Olívio? E daí? A
      briga, hoje, é outra

     
      Ainda não se sabe se Tarso Genro será candidato a presidente do PT nacional, no pleito interno marcado para 18 de setembro. Já é público, porém, que Olívio Dutra vai concorrer ao cargo máximo no PT estadual – e com o apoio das correntes de esquerda.
      Em Santa Maria, o partido terá três candidatos. Um deles, Jarcedi Terra, será apoiado por Tarso. Mas não haverá reciprocidade. O grupo de Terra fecha com Olívio, assim como seu oponente principal, Cristiano Schumacher, que também deve apoiar o ex-governador na sua pretensão de dirigir a seção gaúcha do partido.
      A coluna poderia gastar muito mais linhas, apenas para mostrar as diferenças que existem no interior do PT. Não faltam informações. Elas chegam de todos os lados e a qualquer momento.
      Mas fiquemos apenas com o óbvio: em algum momento, Tarso e Olívio se enfrentarão. São diferentes, o que não é um crime, menos ainda uma distorção política. Ao contrário, faz parte da gênese do partido que integram a discussão, o debate, o confronto de idéias.
      Tudo isso, porém, percebe-se conversando com militantes ditos “de base” da agremiação, tem importância cada vez menor. Um grupo, inclusive, ainda que venha a votar em qualquer deles em 2006, para que cargo for, estará deixando o partido. Discretamente. Silenciosamente. Triste. Desapontado. Com as disputas que parecem fazer, a cada dia, menos sentido diante do maior: a desintegração moral de uma esperança. O medo está vencendo. Inclusive petistas históricos. E eles sofrem. Calados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo