Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

“Prato do Dia”, tentativa de mobilizar os docentes da UFSM

Há alguns dias, conversei com uma liderança docente das mais importantes da UFSM. Perguntei: há clima para uma greve? A resposta: não. Assim mesmo, diretamente. O que significa, objetivamente, é que o professorado vai tentar acumular forças para que ocorra, se ocorrer, um movimento minimamente coeso. E mobilizado.
      O que requer, por exemplo, uma assembléia com mais que 30 professores presentes, pelo menos. Sim, 30. Foi pouco mais ou menos esse o número de participantes da última – o que dá bem a medida de como anda a situação no interior da Universidade.
      É neste contesto, imagino, que se insere a nova promoção do Sedufsm, o sindicato da categoria. Trata-se do “Prato do Dia”, que começa em 24 de agosto, a próxima quarta-feira, no Restaurante Augusto.
      Segundo material enviado pela assessoria de comunicação da entidade, “a proposta consiste na realização de reuniões-almoço mensais com professores da UFSM divididos por centros de ensino. O objetivo principal é aproximar o sindicato da categoria. A aproximação não se resume aos professores já associados, mas também àqueles que ainda não são sindicalizados, levando até eles informações sobre o trabalho efetuado pela seção sindical. A idéia é aliar a necessidade de suprimir de informações a categoria sobre as atividades do sindicato com um momento de integração entre os professores.”
      É isso mesmo. Só assim, e com o tempo, será possível acreditar que um movimento grevista, digamos, possa ter a acumulação de forças necessárias para fazer frente às reivindicações dos docentes. Elas existem, são justas e legítimas. E não são atendidas, de longa data, pelos mais diversos governos federais.
      Para a primeira edição do “Prato do Dia”, diz a nota da assessoria, estão sendo convidados os docentes lotados no centro da cidade (prédio da Antiga Reitoria e Antigo Hospital), que compreende o Centro de Ciências Sociais e Humanas e o curso de Odontologia, e também os professores aposentados.
      O tema a ser abordado nesta reunião-almoço é bem elucidativo: “Campanha Salarial”. Para participar basta se inscrever na secretaria do sindicato sem qualquer custo até o dia 22 de agosto (fone 3222.5765 ou e-mail [email protected]).
      Esta, é bem objetiva a nota enviada pelo Sindicato, é apenas a primeira atividade. Ao longo do segundo semestre outras acontecerão, reunindo docentes de outros centros de ensino da instituição.
      Mmmmm. Talvez, taaalvez, o Sedufsm tenha encontrado um caminho alternativo para chamar, de novo, os professores à participação mais efetiva.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo