Arquivo

Coluna Observatório: “Alívio. Reforma política tende a ser limitada”

A bronca com Severino Cavalcante, conjugada pela pouca vontade de fazer de fato andar o projeto já aprovado pelo Senado, indica a possibilidade concreta de que a reforma política tantas vezes anunciada seja de novo adiada.

Ou, por outra, a pretexto de dar uma satisfação à sociedade, os parlamentares podem produzir apenas um remendo – atendo-se apenas à questão do financiamento das campanhas, a redução do prazo do horário gratuito e a proibição de malabarismos estéticos ou da realização de showmícios. Será isso, ou um pouco mais, no máximo.

Diante do que se apresentava – com a eleição proporcional com listas (como a coluna comentou semana passada), preservando os “direitos adquiridos” pelos atuais deputados –, o que vai acontecer, por si só, justifica os suspiros de alívio que se notam entre os novatos, aqueles que, certamente, seriam os maiores prejudicados pelo furacão que o Congresso preparava.

Menos mal, menos mal. Quem sabe, algum dia, seja possível sonhar com uma reforma verdadeira. Mais justa. E sem privilégios para A ou B.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo