Arquivo

Decisão sobre entrada do PT na CPI santa-mariense ficou para quinta

Ontem à noite, aqui mesmo, você leu sobre a reviravolta na exclusão do PT, partido do governo, da CPI que apura possíveis irregularidades na gestão da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Qualquer dúvida, por favor, leia o texto PT deverá ganhar lugar na CPI da Assistência Social, da qual foi excluído, postado às 22:58:13.

Por força regimental, o recurso petista não foi votado hoje, devendo ser apreciado apenas na sessão ordinária de quinta-feira, após apreciação, amanhã, pela comissão de Justiça.

Segundo pude apurar, um mínimo de sete votos no plenário devem garantir a reversão do que foi decidido na semana passada em que, fugindo a uma praxe histórica (e, cá entre nós, sem o mínimo de senso democrático), o presidente, orientado pela Procuradoria, permitiu que o PMDB, através de Tubias Calil, além do próprio (o proponente da CPI), pudesse indicar um outro nome – o escolhido, no caso, foi o oposicionista Jorge Pozzobom, do PSDB. O terceiro integrante, indicado por PP e PDT, é o pedetista Isaias Romero.

A óbvia reação dos que entendem que a essência da democracia é dar a oportunidade ao contraditório foi, aparentemente, sentida pelos vereadores (com as exceções óbvias de sempre).

É por isso que há grandes chances de uma reversão – o que engrandeceria o Legislativo. Sem falar que, objetivamente, e é o que pensa este jornalista (que já escreveu a respeito), a intenção de barrar o governo da CPI é, independente de qualquer observação sobre direitos e coisa e tal, de uma falta de inteligência atroz. Afinal, a oposição terá a maioria, com o PT na CPI ou não. Então…

Segue, abaixo, a notícia divulgada pela Assessoria de Comunicação do Legislativo, acerca do tema, debatido na sessão ordinária da tarde de hoje:

Recurso será votado na sessão de Quinta-feira
Na sessão ordinária de quinta-feira os vereadores irão apreciar o recurso apresentado, nesta terça-feira, pela bancada do PT contra a decisão do Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Júlio Brenner. O recurso foi encaminhado para análise da Comissão de Justiça, mas o regimento interno prevê a análise na sessão seguinte à data do protocolo.
A bancada petista entende que o presidente não respeitou a proporcionalidade partidária na composição da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar possíveis denúncias envolvendo a secretaria de Assistência Social.
No recurso, é questionada a indicação do PMDB que optou pela escolha do vereador Jorge Pozzobom do PSDB e não o vereador Tubias Calil de sua bancada, o que fez com que Jorge Pozzobom tenha sido indicado duas vez, formando um bloco partidário com seis parlamentares. Com está votação o vereador Isaias Romero do PDT recebeu mais quatro votos, se igualando ao número de quatro votos que o vereador Vilmar Galvão recebeu da bancada do PT.
As indicações dos demais partidos foram: o PT indicou o vereador Vilmar Galvão, o PP indicou o vereador Isaías Romero, que também foi indicado pela bancada do PDT e do PSDB.
Os vereadores petistas afirmam que a decisão do presidente excluiu a indicação do Partido dos Trabalhadores na participação da CPI, mesmo o PT possuindo a maior bancada de vereadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo