Arquivo

Berzoini derrota Pont e vai presidir o PT Nacional

O anúncio deve se dar ainda hoje,no máximo amanhã. Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, por uma margem que ficará entre 3 mil e 5 mil votos, venceu Raul Pont, da corrente Democracia Socialista, que representava a esquerda petista.

O resultado, obviamente, ainda ´não é oficial, mas se trata de estimativa de todos os analistas que acompanham a apuração, projetando os poucos votos que ainda restam ser computados. Com isso, fica no comando do PT alguém que está afinado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso, porém, não significa alinhamento automático. Inclusive porque, se terá a liderança na Executiva, o Campo Majoritário não conseguiu maioria no Diretório. Tem 34 nomes em 75, o que significa, objetivamente, que as correntes de “centro” e “esquerda” terão significativo poder de barganha na hora das principais decisões.

Uma delas, inclusive, pode ser a convocação de um “Congresso Constituinte” do PT, a ser realizado em janeiro. É lá que se dará o grande embate interno, inclusive com as definições acerca da política de alianças a ser estabelecida para o pleito de 2006. Resumindo: Lula tem poder interno no partido, mas certamente limitado. E não mais aplastrante, como teve até o pleito de 2002.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo