Arquivo

Cezar Schirmer relatará processo contra ex-presidente da Câmara

Querer, querer, ele não queria. E disse isso com todas as letras em entrevista que ouvi na tarde desta terça-feira, na Rádio Gaúcha. Mas, ainda assim, garantiu que exercerá sua função na plenitude. Este é o santa-mariense , da suplência do Conselho de Ética da Câmara, catapultado para o epicentro da crise política, como relator do processo contra o ex-presidente da Casa, e substituto eventual do Presidente da República, o petista paulista João Paulo Cunha.

Leia a seguir, na íntegra, a notícia veiculada pelo ClicRBS, com base em informações da Agência Câmara, acerca do sorteio que definiu os relatores dos 11 processos abertos no Conselho, e que colocou o santa-mariense no foco:

“Cezar Schirmer será o relator do processo de João Paulo
Conselho de Ética sorteou hoje os parlamentares que analisarão demais casos

O deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS) será o relator do processo de cassação do ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT-SP). O gaúcho foi escolhido hoje junto com outros 10 parlamentares que analisarão os processos de 11 colegas acusados de quebra de decoro parlamentar citados no relatório preliminar das CPIs dos Correios e do Mensalão.
Com o auxílio de uma urna utilizada nas brincadeiras de bingo, o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), definiu os nomes dos relatores. Desta forma, o processo contra João Magno (PT-MG) será relatado por Jairo Carneiro (PFL-BA). Na mesma ordem, segue a seguinte composição:
José Janene (PP-PR) – Angela Guadagnin (PT-SP), José Mentor (PT-SP) – Edmar Moreira (PFL-MG), Josias Gomes (PT-BA) – Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), Pedro Corrêa (PP-PE) – Carlos Sampaio (PSDB-SP), Pedro Henry (PP-MT) – Orlando Fantazzini (Psol-SP), Professor Luizinho (PT-SP) – Pedro Canedo (PP-GO), Roberto Brant (PFL-MG) – Nelson Trad (PMDB-MS), Vadão Gomes (PP-SP) – Moroni Torgan (PFL-CE) e Wanderval Santos (PL-SP) – Chico Alencar (Psol- RJ).
No começo da reunião, Izar explicou que três deputados titulares não puderam comparecer. Por isso, foram incluídos no sorteio três suplentes para substituí-los.
Ele completou:
– No instante em que eu anunciei o sorteio, as pressões pararam – revelou.
Pelas regras, os relatores não podem ser do mesmo Estado nem do mesmo partido do acusado nem estar relatando processo em andamento. O número de testemunhas em todos os processos soma mais de 80. Somente as testemunhas de defesa dos 13 acusados podem chegar 65 – cinco por deputado. Já estão em andamento processos contra os deputados Sandro Mabel (PL-GO), José Dirceu (PT-SP) e Romeu Queiroz (PTB-MG).
O presidente do Conselho espera que os processos estejam concluídos até dezembro. Do contrário, vai sugerir a autoconvocação do Congresso em dezembro e janeiro. Se não houver a autoconvocação, Izar calcula que os processos serão concluídos em março de 2006.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo