Terceiro mandato. Gilmar Mendes diz grande bobagem. E a mídia grandona, como sempre, aplaudiu
Qual a função primordial do Supremo Tribunal Federal (STF): essa mesmo, garantir que a Constituição seja cumprida. Isso. Apeeeenas isso. Como se faz para mudar a Carta Magna? Qualquer proposta tem que ser aprovada por três quintos da Câmara dos Deputados (em dois turnos) e também por três quintos do Senado (igualmente em duas rodadas). Se isso acontecer, a mudança se incorpora à Constituição e passa a fazer parte dela. E, portanto, passa a ser defendida também pelo Supremo.
O que disse, esta semana, o presidente do STF, o pra lá de notório Gilmar Mendes: que o Supremo vai barrar o terceiro mandato, se ele for aprovado pelo Congresso. Bobagem, Graaande bobagem. SE a proposta for aprovada, caberá ao Supremo, não combatê-la, mas defendê-la. Ponto.
Dito isto, por que a mídia grandona deu tanto espaço para Mendes (foto)? Pooois é. Não precisa ser muito bidu para entender essa neutralidade e imparcialidade da MG. Ah, antes que esqueça: este (nem sempre) humilde sítio é contra o terceiro mandato (em todos os cargos executivos), assim como concorda com uma segunda reeleição e mandatos de quatro anos. Dito isto, e para conferir (mais uma) a bobajada de Gilmar Mendes, alegremente recebida pela mídia, acompanhe a notícia publicada na versão online dO Estado de São Paulo, assinada pela repórter Mariângela Gallucci. A foto é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. A seguir:
Terceiro mandato ou ampliação é casuísmo, diz Mendes
‘A reeleição continuada certamente seria uma lesão ao princípio republicano’, afirma o presidente do STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira, 25, que a aprovação de um terceiro mandato para presidente da República ou a ampliação do atual mandato em dois anos seria um casuísmo. “Acho extremamente difícil fazer a compatibilização com o princípio republicano. As duas medidas (terceiro mandato e ampliação do atual mandato para 6 anos) têm muitas características de casuísmo. Vejo que dificilmente seria aprovado no STF”, disse. “A reeleição continuada certamente seria uma lesão ao princípio republicano”, afirmou…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.