Arquivo

Região quer unidade de suínos da Avipal. E tem reunião com a empresa

A região central do Estado quer trazer para cá uma unidade da Avipal, empresa que atua nos setores de carnes (frangos e suínos), lácteos e grãos. Mais exatamente, o objetivo é atrair o investimento no setor de suínos.

Para tratar do assunto houve, no final da tarde desta segunda-feira, uma reunião na Delegacia do Ministério da Agricultura, em Porto Alegre. Dela, além de representantes da empresa, participaram, entre outros, os prefeitos de Santa Maria (Valdeci Oliveira) e Júlio de Castilhos (João Vestena), vereadores e lideranças dos dois municípios e também de Ivorá e Restinga Seca.BR>
Segundo fonte que assistiu à reunião, os empresários se mostraram interessados em instalar uma unidade aqui, e as negociações vão prosseguir em reunião próxima, em data ainda a ser marcada, mas por enquanto sem data.

O QUE É A AVIPAL: Segundo o site da empresa na internet, a Avipal foi fundada em 1959, em Porto Alegre. Voltada originalmente para a produção de carne de frango, é atualmente uma das principais indústrias de alimentos do Brasil, atuando nos segmentos de proteína animal e vegetal, através das divisões: carnes (frangos e suínos), lácteos e grãos.

A empresa conta com 8.100 colaboradores, alocados principalmente em seus complexos industriais, unidades e centros de distribuição, localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

No segmento de carnes, a Avipal está entre as três maiores produtoras de capital privado nacional, atuando tanto no mercado interno quanto externo, abatendo mais de 200 milhões de aves e mais de 600 mil suínos. No segmento de lácteos, com as marcas Elegê, Santa Rosa, Dobon e El Vaquero, é a maior empresa produtora de Leite Longa Vida das Américas, com um processamento aproximado de um bilhão de litros de leite por ano, tendo como participação de mercado um percentual superior à soma do 2º, 3º e 4º colocados no ranking nacional.

No segmento de grãos, a Avipal juntamente com a sua controlada Granóleo, atua na industrialização e comercialização de soja e seus derivados e no comércio de milho, movimentando a cada ano, um volume de mais de um milhão e duzentas mil toneladas de grãos. Através de suas duas plantas situadas no estado do Rio Grande do Sul, possui capacidade total para o esmagamento diário de 2.300 toneladas de soja.

Além de comercializar os seus produtos no mercado interno, a Avipal também exporta para outros países, tendo como principais mercados o Oriente Médio, o Leste Europeu, Rússia, América Central, Europa, Japão e países do Continente Africano.


COMENTÁRIO CLAUEMIRIANO: Vamos combinar o seguinte. Nunca, em tempo algum, se viu tamanha movimentação local e regional em busca de investimentos. Os exemplos já coloquei aqui à exaustão – porém, recomendo a releitura do texto Empregos, empregos e mais empregos. Por que não acreditar nesta cidade?!, que postei aqui no dia 13, quinta-feira, às 23:32:51.
Mas, o que me parece tão importante quanto a própria busca por novos investimentos produtivos, capazes de gerar riqueza e renda, é o fato de, pela primeira vez desde que trabalho com jornalismo em Santa Maria (e isso faz 23 anos, para ser exato), nuuuuuunca aconteceu tamanha união dos setores políticos e econômicos da cidade (e também da região), independentemente de sua cor partidária.
De maneira que, até é possível que alguma coisa não aconteça, mas, convenhamos, com união (local e regional) fica bem mais fácil. Ou não?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo