Arquivo

Uma carta em defesa da Universidade Pública

O Sindicato dos Docentes da UFSM promoveu hoje um “caré da manhã” a que compareceram várias autoridades e lideranças da cidade. O objetivo era angariar apoios à universidade pública. Pelo menos do ponto de vista político, e público, os professores (em greve desde 5 de setembro) obtiveram êxito. Acompanhe, a seguir, a notícia divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal:

“Autoridades da cidade assinam carta em defesa da Universidade Pública
Diversas autoridades da cidade se engajaram oficialmente na manhã desta segunda (24), à defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. Em um café da manhã realizado no prédio da antiga reitoria da Universidade Federal e promovido pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM, o Prefeito Valdeci Oliveira, o Reitor Paulo Sarkis, o Secretário Municipal da Educação, Pedro Maboni, o vereador Loreni Maciel (PT), entre diversas outras pessoas, assinaram uma Carta Aberta em Defesa da Universidade Federal.
O documento, entre outros pontos, defende a recuperação salarial dos servidores e será enviado para o Ministério da Educação e para os deputados federais em Brasília. Conforme o Comando de Greve da universidade, devido as perdas salariais dos professores e servidores da UFSM, ocorridas desde 1995, cerca de R$ 439 milhões deixaram de ser investidos no comércio de Santa Maria. No momento, os professores e servidores das universidades federais estão paralisados e reivindicam 18% de reajuste salarial.
No seu pronunciamento, o prefeito lembrou que desde os tempos de vereador defende a universidade pública e que novamente se coloca à disposição para auxiliar a categoria. “As reivindicações apresentadas são extremamente justas. O que seria de Santa Maria sem a Universidade Federal”, afirmou ele. O prefeito também disse que esteve no Ministério da Educação na semana passada e que acredita no avanço das negociações da categoria com o Governo Federal.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo