Arquivo

Coluna Observatório: “Brenner ou Anita, um deles será”

Uma ou outro. Um deles deve presidir a Câmara em 2006

Neste domingo, retornam a Santa Maria o presidente da Câmara, Júlio Brenner, e a vice-presidente, Anita Costa Beber. Desde terça-feira ambos estão afastados para participar, em Foz do Iguaçu, no Paraná, do Congresso Sul-Brasileiro de Vereadores e do Seminário Sul-Americano de Parlamentos Municipais.

Não é improvável que, aproveitando os cinco dias longe da política local, Brenner e Anita tenham acertado os ponteiros para a eleição da nova Mesa Diretora. Esta coluna já noticiou o interesse da maior parte do Legislativo de “isolar o blá-blá-blá”. O que significaria ampliar o número de integrantes do grupo que elegeu a atual direção.

Passado quase um mês, é possível afirmar que as negociações avançaram o suficiente para garantir ao menos oito votos, podendo chegar a 11. O oitavo virá do PTB, de Ovidio Mayer, ex-PP. O nono e o décimo podem ser os de Magali Adriano (PMDB) e Sérgio Cechin (PP). E o 11º seria Cláudio Rosa, do PMDB. Impossível? Então, aguarde.

Mayer não impôs condições. Os demais negociam. O obstáculo do momento é a repartição de cargos de confiança (sempre eles), que precisaria ser refeita. É a questão básica. Há outra, secundária, mas visível: o interesse de Brenner em continuar presidente, em detrimento de Anita, a indicada original. Ela é que vai decidir. Segundo foi possível apurar nos últimos dias, a parlamentar não estava disposta a ceder. Afinal é, como dizem assessores próximos da vereadora, “a hora dela”.

Com uma ou outro na Presidência, o fundamental – dizem os articuladores – é ampliar ao máximo o acordo. Só o limite máximo está fixado: 11. E ninguém mais. Dará certo? Em se falando de eleição na Câmara, tudo é possível. Inclusive um acordo. Será?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo