Arquivo

Dizem que Lula deu um “pára-te-quieto” em Palocci e Dilma. Dizem!

Aparentemente, no encontro de hoje entre os ministros Antonio Palocci, da Fazenda, e Dilma Rousseff, da Casa Civil, significou a paz entre os brigões do governo Lula. Pode ser só um jogo de cena. E aparentemente é só um jogo de cena. Afinal, ambos têm suas opiniões – e elas, mais que divergentes, são opostas. Ou alguém acredita que vai ficar tudo em paz? Publicamente, talvez. Talvez.

Confira, a seguir, a notícia e a análise publicadas pelo jornalista Josias deSouza, em seu site, vinculado ao jornal Folha de São Paulo, no meio da tarde desta segunta-feira:

“Palocci fuma cachimbo da paz com Dilma
Pacificaram-se os ânimos entre os ministros Antonio Palocci (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Cilvil) na reunião realizada com Lula, na manhã desta segunda, no Planalto. O presidente recomendou a ambos que evitem novas divergências públicas. Acha que o embate em praça pública serve apenas aos interesses da oposição.
O encontro de hoje serviu para formalizar uma pacificação que já fora selada no domingo. Palocci e Dilma reuniram-se na casa da segunda, a pedido do primeiro. A conversa foi testemunhada por um olheiro de Lula. Enviado pelo presidente ao encontro, o secretário particular de Lula, Gilberto Carvalho, incumbiu-se de transmitir os resultados da conversa ao chefe. Na leitura dos auxiliares mais próximos de Lula, Palocci venceu a queda de braço com Dilma. Mas os ingredientes que engrossaram o caldo da crise ainda compõem o sopão de interesses contrariados que Lula tenta administrar. O presidente continua interessado em incrementar os investimentos públicos, como deseja Dilma. E concordou em fazê-lo à moda Palocci, sem comprometer as metas de superávit fiscal.
Nos próximos dias, o conflito será revivido na mesa do Comitê Gestor do governo, que define a execução do Orçamento da União. Em reunião que contará com a presença de Palocci e Dilma, serão definidas os projetos considerados prioritários. Lula avisou a Palocci que não aceitará nova ausência do ministro nas reuniões do comitê. Para evitar confrontar-se com Dilma, ele faltara deliberadamente a duas reuniões na semana passada.
O Lula que dirigiu a reunião desta manhã no Planalto era um presidente mais sorridente que o habitual. Degustou os ministros os número da Pnad, divulgados pelo IBGE na última sexta. A pesquisa mostrou que, sob Lula, reduziram-se as desigualdades no país. “É uma grande notícia”, festejou Lula.
Para o público externo, o Planalto informou que a reunião tratou do projeto da Super-Receita. Anunciou-se como novo algo que já era sabido: o governo enviará ao Congresso um projero de lei para substituir a medida provisória que caducou sem ter sido votada no Senado. O projeto tramitará em regime de urgência.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo