CulturaDestaqueEducação

UFSM. Resistindo por meio da cultura, o Centro de Artes e Letras comemora seis décadas neste mês

Programação foi aberta terça-feira, em evento especial no Teatro Caixa Preta

Solenidade reuniu autoridades, professores e alunos do Centro de Artes e Letras, no Teatro Caixa Preta (Foto Ana Alicia Flores/UFSM)

Por Tatiane Paumam / Da Agência de Notícias da UFSM

O Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM comemora em 2023 seus 60 anos de inauguração. E para celebrar as seis décadas de trabalhos junto à comunidade acadêmica da UFSM, diversas atividades estão programadas para ocorrerem durante o mês de setembro. Na tarde de terça-feira (12), foi realizada no Teatro Caixa Preta, no prédio 40, a abertura das comemorações do aniversário do CAL.

O espaço, que inicialmente era chamado de Faculdade de Belas Artes, ofertava na época da criação apenas o curso de Música. Hoje, o Centro já conta com cinco áreas de conhecimento: Música, Artes Visuais, Desenho Industrial, Letras e Artes da Cena. Conta com 16 cursos de graduação e de pós-graduação.

“Viva o CAL da UFSM”

Na solenidade desta terça-feira, autoridades e lideranças estiveram presentes para prestigiar essa data tão importante. A primeira fala foi feita pelo diretor do CAL, Gilberto da Costa Negreiros, que destacou o quanto foi importante para Santa Maria e para a Instituição a criação de um Centro para as artes e letras na época. O diretor agradeceu a todos que participaram dessa trajetória e juntaram esforços e competência para que se tenha a excelência de trabalho que é conhecida hoje. Segundo ele, o caminho para construir os próximos 60 anos é “valorizar o que temos de excelência, as nossas riquezas”.

Na sequência, o reitor, Luciano Schuch, falou sobre o orgulho em comemorar junto à Universidade o aniversário do CAL, destacando a importância de voltar a ver espaços como o Teatro Caixa Preta ocupados pela comunidade. Comentou o quanto é necessário coragem, ainda hoje, para trilhar caminhos nas artes e letras, mas que o trabalho apresentado é recompensador ao final. Finalizou enfatizando quanto o mundo seria triste e cinza se não houvesse as artes.

“Vivemos em um momento em nosso país de valorização da arte, da cultura e da educação. E graças a isso estamos novamente aqui, neste espaço privilegiado da UFSM que é o Teatro Caixa Preta. Viva o CAL da UFSM”, afirmou.

Apresentação musical também marcou a solenidade, na terça-feira (Foto Ana Alicia Flores/UFSM)

Durante o evento, foi apresentada a identidade visual criada para comemorar os 60 anos do CAL. A produção foi dos alunos do curso de Desenho Industrial, por meio do Laboratório de Identidade Visual. A turma foi dividida em grupos para criar propostas. O trabalho das alunas Anelissa, Alice e Danielle foi o escolhido. Nessa proposta, o número “6” é desenhado por cinco linhas, que representam as áreas do conhecimento oferecidas pelo Centro.

Mensagens da cápsula do tempo

A tarde foi marcada ainda pela abertura da cápsula do tempo que havia sido lançada em 2013. Entre os muitos bilhetes encontrados dentro da garrafa, alguns tinham mensagens como “Acredito que o CAL em 2023 será um Centro de referência em cultura, pesquisa e educação pela arte”. Em outras mensagens, alunos desejavam seguir os estudos em mestrado e doutorado na UFSM. 

Como encerramento do primeiro dia de atividades em comemoração ao aniversário do CAL, uma nova cápsula do tempo foi lançada, e os presentes no evento puderam novamente colocar seus bilhetes com sonhos e recomendações na cápsula, para que seja aberta em 2033. 

As atividades vão seguir durante todo o mês de setembro. No dia 28, às 20h, no Centro de Convenções, haverá o concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria comemorativo aos 60 anos, com ingressos solidários.

A programação completa será divulgada nas redes sociais do CAL. 

PARA LER NO ORIGINAL, E CONFERIR TAMBÉM OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo