Arquivo

Coluna Observatório: a seção “Luneta”

Férias, ops, recesso na Câmara continuará a ser de 75 dias por ano. E alguém supunha que pudesse haver mudança?

Aliás, o Legislativo deverá mesmo ser convocado, em meados de janeiro, para apreciar e votar projeto que permitirá (se aprovado) parceria entre prefeitura e Cacism com a finalidade de construir o novo Centro de Eventos e o Parque Municipal.

Ao rejeitar a proposta de institucionalização do pleito para subprefeitos, a Câmara perdeu excelente oportunidade para despartidarizar a escolha dos representantes das comunidades do interior.

Novidade de João Carlos Maciel para 2006. Ele pretende, com 99 empresários (o número foi ele que citou) doar uma estátua de Nossa Senhora Medianeira.

A imagem da padroeira do Rio Grande do Sul seria colocada, ele não disse, mas a suposição é óbvia, num dos morros que circundam Santa Maria.

Discurso de Maciel, aliás, dizendo que pretende concluir mais um mandato de vereador, antes de tentar ser deputado e só depois concorrer a prefeito pode ser verdadeiro. O que ele não diz é que, se for possível, pretende antecipar objetivos.

A pergunta é: quantos de Santa Maria vão conseguir se eleger (ou reeleger) deputado em 2006? Sim, para quem não lembra, é eleitoral o ano que está começando neste domingo.

Se ainda não pensou, trate de fazê-lo. Serão eleitos o governador, um senador, deputado federal e deputado estadual. Ah, e o Presidente da República. Um ano cheio de proselitismo. Do bom, do nem tanto e do ruim.

Hoje, a cidade tem quatro parlamentares: no Estado, Fabiano Pereira e José Haidar Farret; em Brasília, Cezar Schirmer. Quais e quantos permanecerão? E quantos e quais novos entrarão? Oh, dúvida cruel!

Semana passada, a coluna antecipava. Agora, confirma: ao contrário do que muitos imaginavam, Paulo Sarkis não deverá aceitar convite para assumir cargo no Governo do Estado.

Na verdade, o ex-reitor da UFSM deverá assumir, mesmo, função de consultoria junto ao Ministério da Educação, com a responsabilidade de acompanhar a execução orçamentária de todas as universidades federais.

O novo posto, a ser assumido provavelmente em março, obrigará Sarkis a fazer constantes viagens pelo país inteiro, mas não significará, necessariamente, que deva residir em Brasília.

Radialismo ainda sente a morte, no meio da semana, de Moreira Reis, um dos decanos do comentário esportivo, tendo atuado sempre, desde que aportou à cidade, na rádio Guarathan.

Apesar de tudo, nunca é demais acreditar. E sonhar, que é de graça, com um 2006 muitíssimo melhor para todos. É o desejo da coluna aos leitores que a acompanham há muito tempo. E também, claro, aos eventualmente recém chegados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo