Arquivo

Novata no Primeiro Escalão, Eva Borba projeta o futuro da Secretaria de Assistência

Depois de exercer a diretoria geral, na secretaria de Educação, Eva Borba assumiu a titularidade da secretaria de Assistência Social, substituindo Misiara Oliveira, que retornou à sua cadeira no Legislativo. A novata no primeiro escalão do segundo governo Valdeci Oliveira, a rigor, não tem condições de avaliar o ano inicial do secretariado, já que está há menos de dois meses no novo cargo.

Talvez seja por isso que tenha preferido, na entrevista distribuída pela Assessoria de Comunicação do Município, em texto atribuído à repórter Fabiane Machado, fazer projeções sobre o futuro. Confira, a seguir, trechos das declarações de Eva Borba, que, convenhamos, é para lá de otimista:

“’2006 será o ano da inclusão como prioridade absoluta’
À frente da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos desde outubro deste ano, Eva Nelcir Borba é a secretária municipal que está há menos tempo na função. Mesmo assim, considera que sua vinda da Secretaria de Educação, onde atuava como diretora geral, foi tranqüila, pois trouxe na bagagem uma extensa relação com o Conselho Municipal de Assistência Social. Tornar 2006 o ano da inclusão social, com a construção do Restaurante Popular de Santa Maria e a ampliação dos programas de assistência social e cidadania, é uma das metas de Eva. Outras prioridades, como a relação dialogada e transparente com as entidades assistenciais e os conselhos municipais, também são apontadas pela secretária.
SeCom – A partir do primeiro mandato do Prefeito Valdeci Oliveira, a Secretaria de Assistência Social ampliou sua atuação, com a instituição de mais projetos na área. Como a senhora avalia a abrangência destes projetos?
EB – Quando o Prefeito Valdeci Oliveira assumiu a Prefeitura, em 2001, a cidade só contava, na área de assistência social, com o projeto Pelotão Esperança, que funcionava através da parceria com o Exército. Além de ter ampliado o número de projetos, a principal mudança foi ter tornado a assistência social como política pública que atende aos direitos dos cidadãos, e não com o caráter assistencialista que existia antes.
A Secretaria configura-se em duas redes: assistência e social. Trata-se de um conjunto articulado e organizado de programas e projetos que são pensados como um sistema planejado de atendimento. Muitos dos projetos têm uma extensa área de abrangência e chegam em várias regiões da cidade…
SeCom – Uma proposta que já está sendo colocada em prática pela Secretaria é a criação dos Centros de Referência em Assistência Social, que estão em funcionamento em duas regiões: junto ao Centro Social Urbano e na Nova Santa Marta.Como esses Centros estão atendendo a comunidade e que resultados já estão trazendo na área de assistência social?
EB – Os Centros são uma descentralização do atendimento prestado pela Secretaria de Assistência Social, que funciona nas comunidades- estão instalados em regiões com maiores índices de vulnerabilidade. Já foram implantados dois em Santa Maria e a previsão é instalar mais dois. O prazo dado pelo Governo Federal para o funcionamento dos novos locais é até 2010, mas trabalhamos para que sejam viabilizados o mais breve possível. Os que já existem estão atendendo famílias e indivíduos em seus contextos, oferecendo proteção social básica, e são responsáveis pela oferta de programas de atenção integral às famílias, oferecendo, inclusive, cursos de inclusão produtiva, como os de produção de artesanato. Pretendemos implantar futuramente nos…
”

QUEM DESEJAR ler a íntegra da entrevista, pode fazê-lo acessando a página da prefeitura na Internet, no endereço www.santamaria.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo