Arquivo

Tensão crescente marca a transição na reitoria da UFSM

Não há dúvida: estão cada vez mais deterioradas as relações entre o atual, Paulo Sarkis, e o futuro, Clóvis Lima, reitor da Universidade Federal. E esse estresse só fez crescer desde que houve o rompimento, lá pelos idos de abril e maio, quando definiram-se os candidatos à reitoria da UFSM. Por que piorou, não se sabe. Mas há fatos óbvios que estimulam a briga, ainda que não tenha havido a nomeação do futuro chefe do executivo da instituição.

Nesse contexto, a questão da Fatec, Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência, é apenas o último episódio conhecido a estremecer ainda mais as relações entre as partes e que complica a transição até a posse do novo reitor, que acontece no dia 26.

Ou tem alguma explicação crível para o que aponta reportagem do jornal A Razão, nesta quarta-feira. Leia você mesmo o texto produzido pela repórter Fernanda Meneghel e tire sua conclusão:

“Nova polêmica envolve a sucessão na Universidade
Atual reitor teria exonerado seu sucessor de cargo no conselho da Fatec, gerando mais um conflito na UFSM
A expectativa para a nomeação do atual vice-reitor, Clóvis Lima, para a reitoria da UFSM perdeu espaço entre os holofotes da academia neste início de semana. O pivô da polêmica é uma reunião do conselho da Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência (Fatec), que aconteceria hoje e, entre outras coisas, definiria o nome do novo diretor financeiro da instituição, cargo vago desde a saída de Mário Gaiger.
O conselho da fundação é composto por 20 membros, entre eles oito diretores de centro e um representante da universidade, no caso, Clóvis Lima, nome indicado pelo reitor, Paulo Jorge Sarkis. Assim como tem o poder de delegar esta função, cabe a ele também destituir a pessoa do cargo através de uma portaria.
Segundo o pró-reitor de recursos humanos da UFSM, Horlando Rocha Martins, responsável pela confecção do ofício, a portaria já havia sido redigida na tarde de ontem e repassada ao gabinete, à espera da assinatura de Sarkis. É a partir deste ponto que a polêmica toma fôlego.
Segundo informações levantadas pelo jornal A Razão, não haveria justificativa para a saída de Lima do cargo há apenas vinte dias do fim do mandato de Sarkis. O que estaria por trás de tal decisão seria a votação do conselho da Fatec para a escolha do novo diretor financeiro.
Lima não haveria declarado o voto contra ou a favor de Roberto da Luz, atual pró-reitor de planejamento da UFSM e candidato apoiado por Sarkis para o cargo de diretor financeiro. Como forma de garantir o único voto que faltava no conselho para a escolha de seu candidato, Sarkis teria exonerado Lima do cargo e votaria ele mesmo, ou delegaria alguém para representá-lo, na reunião de amanhã.
Prevendo a gravidade do conflito que tal portaria poderia causar dentro da Fatec e até mesmo da universidade, os diretores de centro teriam se reunido na manhã de ontem e contabilizado pedidos de adiamento da reunião, que, segundo o presidente do conselho, Alberto Binato, de 1/3 dos participantes.
A escolha da nova data é mais um fator de polêmica. No dia quatro de janeiro de 2006, Clóvis Lima será reitor da UFSM e, portanto, ficará sob responsabilidade dele participar da votação ou delegar alguém que o represente.
O reitor nega as informações e garante que não se trata de uma exoneração. A saída de Lima do conselho estaria ligada ao processo de transição da Reitoria. Como vice, Clóvis Lima representa o reitor Sarkis em algumas funções. Na posição de futuro reitor, entretanto, ele poderia passar por conflitos de interesse entre a atual administração e aquela que será comandada por ele, a partir do dia 1º de janeiro de 2006. Por este motivo, Sarkis estaria dando início a um processo corriqueiro de término de delegação não apenas na Fatec, mas em todas as representações assumidas por Lima.
“A situação do jeito que está obrigaria Clóvis Lima a assumir dois papéis, de certa forma, contraditórios. Ele tem o direito de discordar de aspectos de minha administração e como futuro reitor também deve zelar pelo que acha correto para a sua administração. Deixar que ele continue me representando durante o período de transição poderia provocar, até mesmo, um conflito pessoal”, contesta Sarkis.
Clóvis Lima não foi encontrado para falar sobre o assunto.
O que é a Fatec?
Segundo informações publicados no site da Fatec, a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, exercendo o gerenciamento de recursos de projetos públicos e privados.
Para simplificar, a instituição funciona como uma espécie de banco que, autorizado pelo Tribunal de Contas da União, administra e investe verbas em projetos da universidade. É uma assessoria financeira que serve para simplificar o trânsito e aplicação de recursos dentro da UFSM. Sem o serviço, o dinheiro teria que ser depositado na conta única do governo para, depois de muita burocracia, ser liberado pelo MEC.
A vinculação da Fatec com a UFSM começou em 29 de outubro de 1979, através de regulamentação firmada por convênio. A administração é, majoritariamente, composta por titulares de cargos da administração superior da UFSM.
A estrutura A estrutura básica é composta por três níveis Conselho Superior, Diretoria Executiva e Secretaria Executiva e o quadro funcional permanente está formado por 15 funcionários. Nos diversos projetos em andamento, o efetivo é de 285 funcionários, dos quais, 19 são funcionários pertencentes aos departamentos de Fatec, e 166 profissionais são funcionários contratados pela fundação, mas pertencentes aos projetos ligados a instituição. O número de alunos-bolsistas é de 248, além do corpo de consultores formado, basicamente, por docentes da UFSM.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo