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SANTA MARIA. Prefeitura alinha estratégias para o desenvolvimento turístico com o setor hoteleiro

Encontro buscou a articulação do mercado de hotéis com o Poder Público

Reunião técnica ocorreu na tarde da segunda-feira, 5, no Centro Administrativo Municipal (Foto Samuel Marques/Prefeitura)

Por Lenon de Paula / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Para unir esforços em prol do desenvolvimento do setor turístico de Santa Maria, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, realizou na tarde desta segunda-feira (5), no Centro Administrativo Municipal, uma reunião técnica com empresários do setor hoteleiro local. Na ocasião foi entregue aos presentes a Política Municipal de Turismo, documento que traça estratégias para tornar Santa Maria um destino turístico de relevância nos segmentos de Turismo Religioso, de Negócios e Eventos, Paleontológico e no Turismo Rural.

“Temos a rede hoteleira como um importante vetor do turismo em Santa Maria, que também compõem a própria história e o desenvolvimento da nossa cidade. A hospitalidade é uma das marcas do Coração do Rio Grande. Somos um dos destinos turísticos mais procurados do Estado. Nesta reunião, estamos unindo esforços para uma cidade ainda mais atrativa aos turistas e com uma Política Municipal de Turismo abrangente e consolidada”, reforça o secretário de Turismo, Ewerton Falk.

As diretrizes da Política Municipal de Turismo são importantes para ordenar a oferta turística existente em Santa Maria, de forma integrada com a Região Central e outros destinos de nível estadual, nacional e/ou internacional.

“Estamos apostando bastante no desenvolvimento de dentro pra fora. O desenvolvimento econômico do Município engloba eixos diversos e modernos, a exemplo da Economia Criativa. O ecossistema de inovação de Santa Maria foi considerado o ecossistema mais maduro do Brasil. Junto do setor hoteleiro, estamos trabalhando para um ambiente econômico próspero e sustentável”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi.

Durante o encontro, foi apresenta a estratégia do Calendário de Eventos de Santa Maria, iniciativa da Secretaria de Turismo que mapeia e organiza os eventos realizados no Município; e o projeto Observatório Turístico Caminhos do Sul, executado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).

A reunião serviu também para que os empresários do ramo compartilhassem com a equipe do Turismo suas percepções sobre o mercado e a necessidade de articulação institucional. Estiveram presentes cerca de 20 pessoas, entre empresários do setor de hotéis, servidores da Prefeitura e representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Maria (SINDHTURR) e Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).
                               
POLÍTICA MUNICIPAL DE TURISMO

Com o slogan “Território do Sagrado: Santa Maria, Cidade Peregrina”, a Política Municipal de Turismo é um documento complementar ao Plano Municipal de Turismo, cuja elaboração iniciou na oficina “Planejamento do Plano Municipal de Turismo”, realizado durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de Santa Maria, em setembro de 2024. A oficina foi ministrada por Ivane Fávero,  turismóloga, especialista em turismo e em gestão pública municipal, consultora em turismo e ex-secretária de Turismo de Bento Gonçalves e Garibaldi.

“Dentre os principais objetivos da Política Municipal do Turismo, destacam-se estruturar a oferta turística de Santa Maria, implementando iniciativas de infraestrutura e gestão qualificadas; e tornar Santa Maria um destino de destaque no portfólio da oferta turística do Rio Grande do Sul”, explica o secretário adjunto de Turismo, Rafael Egidio.

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