Arquivo

Elaine assume Saúde. Rota mais (ou menos) livre

Elaine Resener, depois de oito anos como diretora-geral do Hospital Universitário, assume nesta terça-feira, a secretaria municipal de Saúde. Mas, ao contrário de seus antecessores, grande parte dos problemas foi, se não resolvida, ao menos minorada. Durante dois meses, após a saída de Luiz Carlos Bier, uma força-tarefa liderada pelo então Chefe de Gabinete, Alexandre Bento e pelo vice-prefeito e secretário Geral de Governo e de Finanças, Werner Rempel, tratou de reduzir ao mínimo os conflitos – que eram originários, especialmente, dos Prontos Atendimentos, muito em particular o da Avenida Medianeira.

Não se sabe, exatamente, que situação encontrará a nova secretária. Mas, certamente, o caos, aparentemente, foi evitado. Ao menos, não tem pipocado reclamações pelos veículos de comunicação, como acontecia antes. E isso é um fator positivo.

A propósito da posse da nova secretária e do que aconteceu nos últimos dois meses, leia abaixo a reportagem, assinada por Elisa Pereira, e que o jornal A Razão está publicando na sua edição desta terça-feira:

”Outra realidade espera por Elaine
Nova secretária de Saúde assume hoje em quadro diferente do enfrentado por Alexandre Bento

Ao assumir hoje, às 10h30, o cargo de secretária municipal de Saúde, a médica e ex-diretora do Hospital Universitário de Santa Maria, Elaine Resener, encontrará uma situação não tão conflituosa quanto a recebida por seu antecessor, Alexandre Bento, que por dois meses esteve interinamente à frente da Secretaria. Ele integrou uma força-tarefa, coordenada pelo vice-prefeito Werner Rempel, criada para diagnosticar e apontar soluções para as principais dificuldades enfrentadas à época no setor de saúde do município.

Ao ser empossado secretário no início de março, Alexandre Bento se deparou com questões como a falta de médicos plantonistas nos Pronto-atendimentos municipais, principalmente o da Medianeira, reclamações de falta de medicamentos nas unidades de saúde, e indefinição quanto a data de inauguração do novo PA do Patronato. Passado dois meses, no dia em que ele transmitirá o cargo em uma cerimônia no auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), a realidade é outra.

O total de médicos plantonistas no PA da Medianeira, que na ocasião era de 14, atualmente chega a 20, mas o ideal é 22. “Ainda estão faltando dois profissionais para chegar ao ideal, mas com 20 já estamos com uma boa cobertura em termos de escala e atendimento à população. Exemplo disso é que nos dois últimos feriados não tivemos nenhum problema na escala do PA da Medianeira. Entretanto, se não tivermos os 22 médicos plantonistas no fim de ano e no período de férias poderemos voltar a ficar com a escala frágil”, ressalta Alexandre Bento.

O secretário interino destaca que atualmente não há mais falta de medicamentos e materiais no PA da Medianeira e nem nas unidades de saúde. “Havia sim medicamentos em falta nas unidades. Determinamos a compra imediata de R$ 130 mil em medicamentos e, posteriormente, uma outra compra de R$ 190 mil. Só de Captopril, que é um remédio para hipertensão, adquirimos 100 mil comprimidos. A farmácia municipal está abastecida, fizemos uma compra antecipada, preventiva para o inverno. Acreditamos que em função disso não teremos problemas nessa área de medicamentos pelos próximos três meses”, acrescenta.

Em relação ao novo PA, a inauguração agora já está marcada para ocorrer no dia 28 deste mês. A transferência já será coordenada pela nova secretária, que informou ontem que uma reunião deve acontecer hoje para tratar do planejamento e detalhamento da mudança. A experiência de Elaine Resener, que já comandou a transferência de local do Pronto-socorro do Hospital Universitário, é apontada como um fator que pode tornar o processo mais tranqüilo. “A grande vantagem é que a doutora Elaine possui prática, experiência nesse tipo de procedimento que exige muito planejamento. Fechar o PA da Medianeira e abri-lo no Patronato não é como fechar um hotel e reabri-lo no outro dia. Mas acho que com a experiência da nova secretária de saúde e a ajuda da sua equipe o processo de transferência será tranquilo, sem traumas”, salienta Alexandre Bento.

Secretária terá que resolver questões ainda pendentes

Outra tarefa que ficará para Elaine Resener é colocar em funcionamento a nova unidade de saúde de Camobi, que está pronta, mas sem data de inauguração agendada porque ainda faltam os profissionais que irão atuar no local. Ela também deverá acompanhar pela Secretaria de Saúde a proposta de reedição do convênio que mantém a Casa de Saúde em atividade, previsto para vencer antes do final do ano. A idéia da Prefeitura é assinar um novo convênio, nos mesmos…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou então nas bancas, onde ele está à disposição desde as primeiras horas do dia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo