Arquivo

Muito parecidos, quase iguais. O que, nos tempos que correm, têm em comum o PSol e o PSDB

Eles embrabecem quando a gente escreve isso. Mas os fatos são evidentes por demais. A despeito de sua história, muito diferente, completamente diferente, diametralmente diferente, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB), que têm militantes do calibre de Heloisa Helena e José Serra, são cada vez mais parecidos com o DEM – que já foi PFL, que já foi Arena.

 

Penso isso,  e eventualmente até consigo verbalizar. Mas não tenho (é duro, pra um cara humilde como eu, hehehehe, reconhecer, mas é verdade) o talento, por exemplo, de Tales Faria, que não por acaso é Editor Chefe do Jornal do Brasil, ainda um dos mais influentes jornais do País. É dele o texto a seguir, publicado no Blog dos Blogs, e que se refere espcificamente aos tucanos (desta os afiliados de HH estão fora). Confira:

 

“PSDB nas mãos do DEM

Vamos começar do início. O DEM é o partido Democratas, antigo PFL que – apesar de ser originário da velha Arena da ditadura militar – era uma frente de liberais (Partido da Frente Liberal). A direita clássica.

O PSDB, dos tucanos, é sigla de Partido da Social Democracia Brasileira. Criado pelo sociólogo esquerdista Fernando Henrique Cardoso, pelo ex-presidente da UNE José Serra etc., é, como o próprio nome diz, uma agremiação social-democrata. De centro esquerda, no máximo de centro.

Quer deixar o José Serra e o FHC irritados? Basta dizer que eles estão a reboque da direita. Lembro quando disse algo próximo disso ao então presidente Fernando Henrique, a
propósito das privatizações. Ele franziu as sobrancelhas. Categórico e quase irritado, argumentou que não iria ocorrer aqui a destruição do parque industrial que a direita internacional havia provocado, naquela mesma época, na Argentina, porque ele não era de direita! Enfim, não aceitava ser colocado a reboque da direita.

Pois é, agora tem essa coisa da CPMF e o PSDB não pode negar que foi o DEM quem puxou o voto contrário e impediu acordos dos governadores tucanos com o governo. Hoje o DEM já fala em ir mais além: melar a aprovação da DRU (Desvinculação das Receitas da União), outro mecanismo criado por FHC – como a CPMF – e que permite ao governo aplicar no ajuste fiscal R$ 90 bilhões/ano de verbas que estariam, constitucionalmente, vinculadas às mais diversas áreas do Orçamento. A DRU foi a base do Plano Real. E o PSDB ameaça acompanhar o DEM mais uma vez!

E agora tem essa da TV pública. O senador Demóstenes Torres (GO), arauto do DEM, ameaça barrar a medida provisória da TV Pública. E tucanos como seu colega Álvaro Dias (PR) começam a fazer coro.

Caramba! O PSDB vai a reboque mais uma vez?…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do texto de Tales Faria, editor chefe do Jornal do Brasil, no Blog dos Blogs.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo