Arquivo

Observatório: Sem susto, por favor. É só sonho!

Apenas profissionais para ajudar os edis. Quando será possível?

A Câmara de Vereadores de Santa Maria tem 91 ocupantes de Cargo de Confiança (a quase totalidade nos gabinetes dos parlamentares). Os estagiários, também de livre nomeação, ao que se sabe, são 37. E 43 servidores são do quadro permanente (entre celetistas e estatutários).

A proposta é reduzir o número de CCs a 14 – exatamente um para cada edil. Enquanto não for aprovada (???) a lei que proíbe o nepotismo, o contratado nessa condição pode ser o pai, a mãe, o tio, a tia, a mana, o mano, quem for. Mas é só um.

Os estagiários, desde que alocados no setor em que pooodem ser úteis – por exemplo, estudante de informática no CPD – e escolhidos por uma comissão específica da Câmara (sem interferência política ou pessoal) também são todos mantidos.

Agora, que tal transformar os 77 CCs que sobraram (91 – 14) em funcionários efetivos, nomeados por concurso. E reduzir o número para, digamos, 40. Todos técnicos de nível superior em áreas (Direito, contabilidade, economia, informática, comunicação, engenharia, administração, etc, etc) a serem decididas por uma comissão específica para esse fim.

Já imaginaram? Um corpo p-r-o-f-i-s-s-i-o-n-a-l e permanente para auxiliar no funcionamento do parlamento? E com cada vereador ainda mantendo um CC? É pedir demais? O pior é que é. Por isso, trata-se apenas um sonho. E ninguém precisa se assustar.

PS: Só pra torturar. Imagine iniciativa semelhante, no âmbito do Executivo. Apenas, digamos, três CCs por Secretaria. Que tal?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo