Arquivo

Pesquisadora paulista deve substituir Nelson Schuch no INPE, em Santa Maria

Aparentemente, é mesmo definitivo. Nelson Schuch deixará a direção do INPE em Santa Maria. Um “comitê de buscas”, com quatro integrantes, já foi formado para suceder o santa-mariense, que ficará no cargo apenas por mais dois meses. Uma pesquisadora do Instituto em São Paulo, Tânia Maria Saussen, é a mais cotada para assumir as funções, aqui.

Os integrantes do Fórum das Entidades Empresariais pretendem discutir o assunto com os senadores gaúchos, mas a tendência, segundo este jornalista pôde apurar é que, mais importante que o professor – cujo trabalho é reconhecido por todos e a quem é devotada sincera admiração, por tudo o que realizou à frente do Instituto, que ele próprio criou na UFSM – é manter o INPE e, sobretudo, garantir verbas e, quem sabe, a Estação de Rastreamento de Satélites.

A propósito do tema, o jornal A Razão, em reportagem assinada por Fabrício Minussi, publica extenso material na sua edição desta terça-feira. Confira:

”Schuch ficará no Inpe por mais sessenta dias
Instituto publicou edital com nomes do Comitê que escolherá novo diretor do instituto em SM

A escolha do futuro diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em Santa Maria está nas mãos de quatro nomes indicados pela direção do Inpe. A formação de um Comitê de buscas para escolher o novo diretor da unidade local foi anunciada pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara, em recente agenda em Santa Maria, oportunidade em que também revelou as intenções do instituto quanto aos investimentos previstos para a conclusão do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRSPE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O novo diretor do Inpe local será nomeado por quatro nomes. Os nomes dos integrantes do comitê foi publicado em edital no site do Inpe, no último dia 8 de maio.

Dos quatro indicados, três possuem relação direta com a cúpula do Inpe em São José dos Campos, São Paulo. São eles: Carlos Afonso Nobre (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe de Cachoeira Paulista), Jacques Lépine (Instituto Astronômico e Geofísico da USP) e Osmar Gustavo Hohl Coelho (Laboratório de Sensoriamento Remoto e Cartografia da Unisinos). O ultimo indicado a compor o comitê que irá formatar a lista tríplice a ser encaminhada à direção do Inpe é João Luiz Soares (Defesa Civil do Rio Grande do Sul).

Pelo edital, os interessados em concorrer ao cargo devem realizar a inscrição dos nomes até 9 de junho. Após, o comitê de buscas terá 30 dias para encaminhar à direção do Inpe a lista tríplice com os nomes dos indicados. Caberá à direção do Inpe, em São José dos Campos, a palavra final sobre quem irá assumir o comando na unidade local. O atual diretor do Inpe, Nelson Schuch, não quis comentar o procedimento da direção que confirmou administrativamente com a publicação do edital a intenção de substituí-lo do comando na unidade da UFSM.

Já o ex-reitor da UFSM, professor Paulo Jorge Sarkis, classificou a nomeação de um comitê de buscas para substituir Schuch como um jogo de faz de contas. “Não há pretendentes no Inpe nem em chefias locais de se criar um comitê de buscas para escolha de nova direção de unidades do instituto no Brasil. Ele serve para escolher chefias de órgãos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)”, rebateu Sarkis. Segundo o ex-reitor, tudo que foi anunciado por Gilberto Câmara em sua passagem por Santa Maria ainda carece de fundamento.

Pesquisadora de São Paulo seria a indicada da cúpula
O certo é que quem assumir o cargo de diretor do Inpe na UFSM que estará vago a partir de julho terá “carta branca” da direção em São Paulo para tocar os projetos anunciados por Gilberto Câmara. Entre eles, estão o apoio a investimentos que já vem sendo realizados pela UFSM no CRSPE, a criação do Centro Regional Sul de Pesquisas, assinaturas de convênios para a promoção de programas de pesquisa entre o Inpe e a UFSM, bem como dotação de pessoal para operação de software de leitura de dados atmosféricos.

Entre os nomes que surgem como possíveis candidatos à direção do Inpe na UFSM está o de Tânia Maria Saussen. Ela, que é pesquisadora do Inpe na área de observação da Terra da unidade de São José dos Campos, está sendo designada pela direção de São Paulo para assumir a coordenação do Centro Regional de Ensino e Capacitação em Tecnologia Espacial para a América latina e Caribe – outro investimento anunciado por Gilberto Câmara durante recente agenda na UFSM.

Empresários querem discutir o assunto com senadores
Os representantes do Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria decidiram em reunião-almoço realizada ontem, no Restaurante Augusto, retomar o pleito quanto aos investimentos necessários à conclusão do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRSPE) em Santa Maria e a instalação de uma base terrena de rastreio de satélites. De acordo com o coordenador do Fórum, Saul Souza, os empresários estão organizando um encontro com os senadores da bancada gaúcha para debater o assunto. A reunião está inicialmente agendada para acontecer na sexta-feira, dia 19 de maio, em local ainda a ser definido.

A posição da comunidade empresarial de chamar os senadores…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, que estará disponível nas bancas nas primeiras horas desta terça-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo