Arquivo

Bem e Mal! O Mal, o Bem! PT e PSDB! PSDB, PT!

O jornalista Josias de Souza escreve, aos domingos, na Folha de São Paulo um artigo especial, na seção (ou será coluna? Sei lá?) “No Planalto”. Nesta semana, ele faz uma interessante comparação entre os métodos do PSDB e PT, no poder. E mistura tudo com Dante (o do “inferno”), Anjos, Demônios e quetais. Mostra semelhanças e diferenças e…. Bem, leia você mesmo:

“O Maligno domina a política

Na última terça-feira o Maligno freqüentou o calendário. A data -6/6/06- formou o número da Besta do Apocalipse: 666. É uma boa oportunidade para analisar o papel do Demo no cotidiano político.

São múltiplas as feições do Tinhoso. Uma de suas faces mais espetaculares foi descrita por Dante. Na Divina Comédia, o Satanás é esboçado com três caras e seis asas. Asas em constante agitação, dotadas de olhos, que tudo vêem.

No Brasil, sempre novidadeiro, o Diabo ganhou cara nova e peculiar –um feitio partidário. Reza a boa técnica do marketing que tudo pode ser vendido desde que personalizado. É preciso dar um rosto ao produto. No mercado político, a regra foi levada às últimas conseqüências. Os candidatos se vendem como a encarnação do Bem e satanizam os adversários. O Demônio do PT é o PSDB. E o Satã do PSDB é o PT.

Curiosamente, não há no Brasil duas legendas mais próximas uma da outra do que PT e PSDB. A semelhança foi tonificada com a experiência de governo de Lula, cuja ação suavizou o discurso socialista do PT, aproximando-o da social-democracia à brasileira. Ao qualificarem-se mutuamente como a própria personificação do Mal, PT e PSDB vêem-se compelidos a buscar, quando eleitos, o suporte de outras legendas diabólicas. São PPs, PLs, PTBs e assemelhados. Nutrem-se dos negócios e das oportunidades proporcionados pelo exercício do poder. Foi assim sob FHC. Deu-se o mesmo sob Lula.

Misturando-se ao atraso, o Bem presumido, seja petista ou tucano, converte-se em Mal absoluto. Satã passa a reger, soberano, o espetáculo. Ora assume a cara da fisiologia ora se imiscui na execução orçamentária, desvirtuando-a. Tenta-se justificar a aliança com o Lúcifer multifacetado como único meio de atingir a governabilidade, num modelo que evoca o pacto celebrado por Fausto, o famoso personagem da literatura…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo