Arquivo

BOE cada vez mais perto do Centro Social Urbano

O que se noticiou aqui (e no jornal A Razão), na última quarta-feira, 14, com exclusividade, está se confirmando: o Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar está cada vez mais próximo de instalar-se nas atuais dependências do Centro Social Urbano – o prédio é do Estado, mas é utilizado pelo município, que precisa concordar com a nova ocupação.

Na semana passada (para entender, vá ao calendário, clique 14 e leia a nota ” Centro Social Urbano pode se transformar em Batalhão de Operações Especiais da BM”), já se afiançava o avanço das negociações entre o município e o comando do BOE, hoje exercido pelo Tenente-Coronel PM Antonio Carlos França Sarti. E, na manhã desta terça, reunião no Centro Administrativo encaminhou bem a questão que, pode-se deduzir, será decidida nos próximos dias.

Amanhã, o próprio comandante da unidade militar estará em Porto Alegre, tratando do assunto junto ao Governo do Estado. O objetivo é separar, fisicamente, o BOE do 1º Regimento de Polícia Militar Montada (RPMon). Ambos estão instalados no mesmo local, no bairro Nossa Senhora das Dores.

Segundo a prefeitura, na medida em que os serviços básicos oferecidos pelo CSU serão mantidos, a comunidade do bairro Passo da Areia, onde funciona o Centro Social, se mostra disposta a concordar com a chegada dos “novos habitantes”. Inclusive pelo que isso significa em termos de segurança para a população daquela área da cidade.

A propósito da reunião havida na manhã desta terça, e da qual participou, pelo Executivo, entre outros, o Vice-Prefeito e secretário Geral de Governo, Werner Rempel, confira a nota distribuída aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Prefeitura:

”A transferência do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar para a área onde hoje funciona o Centro Social Urbano do município tem o apoio da Prefeitura Municipal.

Na manhã desta terça (20), o Vice-Prefeito e Secretário Geral de Governo, Werner Rempel, discutiu o assunto em uma reunião no Gabinete do Centro Administrativo com o Comandante do BOE na cidade, Tenente-Coronel Sarti. O Diretor Geral da Secretaria Geral de Governo (SGG), Luiz Roberto Simon do Monte, o assessor da SGG, Ewértom Salamoni, e o Diretor Geral do Gabinete, Jarcedi Terra, também participaram da conversa.

Na reunião, Werner e Sarti confirmaram a posição favorável do município e da Brigada Militar para a iniciativa. Conforme Werner, a parceria prevê que o BOE ocupe aproximadamente dois terços do terreno do Centro Social Urbano e que a Prefeitura ocupe o restante e a maior parte do prédio existente. Desta forma, o funcionamento da unidade de saúde, da creche e das demais atividades realizadas no local serão mantidas.

O Vice-Prefeito relata que já foram realizadas reuniões com a comunidade do bairro Passo D´Areia e a medida foi aprovada. “Os moradores ficaram extremamente felizes com esta possibilidade, principalmente em virtude da maior segurança que a transferência do BOE para lá certamente dará”, enfatizou ele.

Nesta quarta (21), o Tenente-Coronel Sarti discutirá ao assunto em Porto Alegre, junto ao Governo do Estado, que precisa autorizar a transferência. A área do Centro Social Urbano pertence ao Estado, mas está cedida para uso do município.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo