CidadaniaCopa 2014EsportePolítica

OPINIÃO. Se vai ter (e terá) Copa ou não, questões fundamentais estão sendo postas, fala Atílio Alencar

“…Mas isso, como diriam os que afirmam a necessidade de tecer e desfazer alianças como quem troca de roupa para garantir a governabilidade, ‘é do jogo’. Afinal, se moralmente condenável e politicamente desonesta, a aproximação partidária com movimentos sociais – muitas vezes com a intenção única de neutralizá-los ou domesticá-los – não chega a ser uma novidade na dinâmica eleitoral. Um partido precisa disputar eleições e vencê-las em algum âmbito, para que possa concretizar seus projetos. Só assim pode satisfazer seus objetivos, muito embora para tanto nem sempre sejam empregados os meios mais transparentes.

Já do outro lado, o do contraponto à Copa do Mundo, os argumentos utilizados não parecem nada desprezíveis. E pelo menos do ponto de vista dos Comitês Populares que desde há anos vem se preparando para resistir aos ‘efeitos colaterais’ do megaevento, não há nada de conservador ou artificial em denunciar as sistemáticas violações de direitos humanos que vem antecedendo a ocorrência do torneio.

São centenas de milhares de pessoas removidas ou simplesmente despejadas de suas casas, alterações na mobilidade urbana das cidades-sede determinadas pela especulação…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Afinal, vai ter Copa?”, de Atílio Alencar. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo