Arquivo

Mais seis candidatos de SM para o Parlamento

Com as convenções realizadas no final de semana, mais meia dúzia de concorrentes de Santa Maria às eleições proporcionais foram oficializados por quatro partidos diferentes. São três candidatos a deputado federal e outro tanto à Assembléia Legislativa.

Curiosamente, exceção feita ao PSB, as dobradinhas, se aconteceram, não serão necessariamente locais. No caso dos socialistas, os nomes são os mesmos de quatro anos atrás: Ana Lélia Beltrami foi confirmada para a Câmara dos Deputados e Edilberto Quadros para a Assembléia Legislativa.

No PDT, a convenção estadual da sigla sacramentou a candidatura do jornalista Vicente Paulo Bisogno, que busca uma vaga no parlamento estadual. Mas não tem parceiro local – o que, de um lado, o libera para buscar apoios variados em outras cidades, mas também, de outro, abre Santa Maria para potenciais candidatos forasteiros. Desde que, como firmou posição o Diretório Municipal, também respaldem Bisogno por aqui.

No PSDC, há um candidato a deputado federal. No caso, o Pastor Elói Aires, que certamente vai em busca do chamado voto evangélico, na sua tentativa de obter vaga na Câmara dos Deputados. Aí, sua luta é inglória: como atingir o quociente eleitoral, estimado em 200 mil votos. Definitivamente, não é pouca coisa.

Por fim, uma curiosidade. Salvo melhor juízo, os candidatos tucanos ao Parlamento não são, necessariamente, parceiros em Santa Maria. O advogado André Domingues quer ser deputado estadual e concorre para tanto. Porém, não faz dobradinha com o candidato local a deputado federal, o também advogado (e vereador) Jorge Pozzobom. Este está se pondo à disposição do eleitorado contando com (e oferecendo o) apoio de Marchezan Júnior, candidato à Assembléia.

Assim, aos poucos, se fecham os nomes todos de Santa Maria que se colocam à disposição do eleitorado. Até esta sexta-feira, quando encerra o período de convenções, se saberá, em definitivo, quais os nomes locais que estarão disponíveis ao voto do cidadão daqui.

Além dos seis acima, já foram confirmados em convenção apenas os petistas Fabiano Pereira (estadual) e Paulo Pimenta (federal). E também se coloca como santa-mariense, porque aqui nasceu e se formou engenheiro, o já deputado estadual, candidato à reeleição, Estilac Xavier.

Há, ainda, a expectativa da confirmação de Ovídio Mayer, candidato a deputado federal pelo PTB, Sérgio Cechin e José Haidar Farret, concorrentes à Assembléia Legislativa pelo PP. E também a oficialização dos candidatos do PMDB. Já são certas a busca da reeleição de Cezar Schirmer (federal) e as candidaturas de Tubias Calil e Luiz Celso Giacomini (estadual). Como incógnita derradeira, a eventual concorrência de Cláudio Rosa à Assembléia. Ele diz que concorre, mas não está na lista oficial do site do PMDB/RS (www.pmdb-rs.org.br). Resta esperar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo