Arquivo

Pressão sobre a Câmara por licença a Valdeci. Mas Anita Costa Beber foi ao ponto

Os vereadores não pensaram estrategicamente. Santa Maria foi o menor dos seus sentimentos, ao recusar a licença não remunerada pedida por Valdeci Oliveira, que vai coordenar, no Rio Grande do Sul, a campanha de Lula à reeleição. Quem votou contra, o fez partidariamente. O que, convenhamos, é legítimo.

Tudo isso já foi dito. Mas, na verdade, faltou mesmo foi competência e articulação política da bancada do governo no Legislativo. É o que afirmou, com propriedade, e outras palavras, a presidente da Câmara, Anita Costa Beber, que recebeu a pressão do líder do governo Lula na Assembléia Legislativa, Adão Villaverde. O deputado estadual petista – que conta com o apoio de Valdeci Oliveira na sua tentativa de reeleição – a visitou na tarde desta segunda-feira, solicitando que seja revista a decisão tomada na semana passada.

Pode até acontecer. Um novo pedido deverá ser encaminhado. Mas não há chance de êxito se o governo não souber, como disse Cláudio Rosa a este jornalista, na semana passada, “jogar o jogo”. Isto é, fazer política – e não achar que tudo está resolvido. Só assim, terá alguma chance.

A propósito da visita de Villaverde ao Legislativo, leia, a seguir, a reportagem de Thiago Buzatto, que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta terça:

”Villaverde quer nova votação
da licença do prefeito

Deputado visitou presidente da Câmara pedindo que vereadores encaminhem saída de Valdeci

Em Santa Maria desde o final de semana, quando participou de um encontro entre lideranças e militâncias petistas para discutir os rumos da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado estadual e líder do governo Lula na Assembléia Legislativa, Adão Villaverde (PT) passou o dia de ontem buscando respaldo para a liberação do prefeito Valdeci Oliveira para coordenar a campanha estadual do presidente. Após um encontro ao meio-dia com o chefe do Executivo municipal, no início da tarde o deputado foi ao encontro da presidente da Câmara dos Vereadores, Anita Costa Beber (PP), pedir que os parlamentares favoráveis ao pedido do prefeito entrem com um recurso para que o requerimento seja votado novamente.

Villaverde mostrou estranheza principalmente com a posição dos vereadores da bancada peemedebista, pois o governador Germano Rigotto teria feito pedido semelhante para concorrer em convenção da sigla visando a candidatura à presidência. Segundo o deputado, ele foi um dos articuladores para que o pedido do governador fosse aprovado. Adão Villaverde considerou um erro da oposição não aprovar o requerimento. “O pior equivoco na política é quando se subordina os interesses gerais da sociedade aos interesses particulares”, considera. “A oposição tem suas razões para não ter votado favoravelmente ao pedido do prefeito, mas essas razões não podem ser mais fortes do que as instituições. Assim, perde a Câmara, a sociedade”, completa. De acordo com o deputado, o encontro com Anita Costa Beber foi positivo. “A presidente da Câmara mostrou que está sensibilizada com o pedido de licença do prefeito, que está preocupada e que levaria esta preocupação aos demais”, revela.

Para a presidente da Câmara, Anita Costa Beber, faltou articulação da bancada do PT. Ela disse ao deputado que irá conversar com os demais vereadores para rever o pedido. “Estamos perdendo mais uma oportunidade do prefeito trazer mais benfeitorias para a cidade”, disse Anita, que acredita que a participação de Valdeci Oliveira na campanha de Lula pode reverter em investimentos para o município.

Licença – Mesmo com a negativa dos vereadores, o prefeito…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo