Arquivo

Coluna Observatório. “O que se percebe, neste 2006, é uma campanha invisível. E silenciosa”

Para chegar ao voto
na urna, o caminho
está bem complicado


Terça-feira, fim de tarde, num Café da cidade, o candidato debutante a deputado estadual, confrontado com a pergunta “você não deveria estar em campanha?”, respondeu: “estou em campanha” – e mostrou a relação de possíveis apoiadores, entregues por um cabo eleitoral.

Quarta-feira, perto do meio dia, num Supermercado, outro candidato, também debutante e a deputado estadual, recebeu a mesma pergunta, acrescida da opinião: “essa campanha está silenciosa e invisível”. A resposta: “espera, espera até agosto, e verá a publicidade na rua”.

Os dois casos, ambos ocorridos nesta última semana, tiveram o titular desta coluna como protagonista. Que, aliás, mantém, de um lado, uma certeza; de outro, a dúvida.

A convicção: salvo um muro aqui, mais um ali adiante, a campanha (tanto para o pleito majoritário quanto para o proporcional) é invisível. E silenciosa: na medida em que os carros de som estão (ainda bem) proibidos de circular, em função de decreto municipal restritivo e os bandeiraços, até aqui, têm sido raros.

A desconfiança: pode até se modificar relativamente o quadro, mas a tendência é que tenhamos, meeesmo, uma empreitada eleitoral em que o corpo-a-corpo e o santinho entregue discretamente (ou nas caixas de correio das residências) se transformem no único ato de captação de votos. No caso específico, claro, das eleições proporcionais – para governador e senador, ao menos haverá tempo razoável no rádio e na TV.

As causas? Duas: as restrições legais (proibição de outdoors, por exemplo) e a falta absoluta de dinheiro. Doadores habituais estão encolhidos e a necessidade (que bom) de contabilizar tudo no “caixa 1” são causas destacadas.

Observatório está certo ou errado? Logo, logo se saberá.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo