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Comércio. “Depressão pós-Copa” afeta vendas de aparelhos de televisão em Santa Maria

Olha só o que provoca uma derrota no futebol: no comércio local, um aparelho de televisão de 34 polegadas que custava, por exemplo, R$ 3,2 mil, pode ser encontrado hoje por R$ 400 menos. E mais: eles estão sobrando.

É o que se poderia chamar de depressão pós-Copa. A eliminação prematura do Brasil, no torneio da Alemanha, desacelerou as vendas. Se bem que nunca se vendeu tanta TV no Brasil (e Santa Maria não é exceção), e não se nota tanta queixa assim, na indústria.

Além da Copa do Mundo, e a frustração nativa, também a mudança para o modelo digital é apontada como um fator que faz o mercado se retrair. Afinal, logo logo será hora de trocar o aparelho. E será uma grande festa para o setor.

A propósito da “liquidação” das TVs, Lucas Casalli assina reportagem que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta quinta-feira. Abaixo:

”TVs de sobra nas prateleiras
Lojas estão oferecendo descontos aos consumidores para vender aparelhos que sobraram depois da Copa

As lojas de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos tiveram até as quartas-de-final da Copa do mundo e nas semanas que antecederam o torneio o melhor período de vendas de televisão nos últimos quatro anos. Para vender as TVs que sobraram, algumas lojas estão oferecendo descontos, outras estão mantendo os descontos que já ofereciam durante a Copa.

Segundo o gerente Alexandre Teixeira, que trabalha em uma loja na Rua do Acampamento, as vendas esfriaram um pouco também por causa da assinatura do decreto estabelecendo o modelo japonês de TV digital (com adaptações brasileiras) como o escolhido para ser implantado no país.

Na loja, o preço das TVs baixou de 15% a 20% depois da eliminação do Brasil da Copa em comparação com os dias que antecederam a competição. Uma televisão de 34 polegadas de tubo de imagem que era vendida por R$ 3,2 mil, hoje é encontrada por R$ 2,8 mil (redução de 12,5%). Uma TV de plasma de 42 polegadas que custava R$ 7.999 hoje é vendida por R$ 6.399 (diminuição de 20%).

Em outro estabelecimento na mesma rua, o gerente Assis Oliveira da Silva afirma que, embora as vendas tenham diminuído, a loja “não parou de vender”. Durante a Copa, a loja chegou a vender diariamente 12 a 15 unidades de uma televisão de 29 polegadas por tubo de imagem cujo preço atual é de R$ 1.249, sendo que ela chegou a custar R$ 1.499.

Quanto aos descontos, eles são os mesmos oferecidos em razão da Copa do Mundo, já que a loja não estocou aparelhos em excesso, já prevendo as dificuldades de comercialização no caso de uma eliminação prematura da seleção brasileira no torneio. Ele garante que os preços não vão aumentar depois, também em função da tendência de desvalorização dos aparelhos por causa do processo de implantação do padrão de TV digital.

No local, uma TV de plasma de 42 polegadas que no ano passado chegou a custar R$ 24 mil, hoje é colocada em lugar de destaque na vitrine, com um cartaz anunciando que seu preço baixou de R$ 9.999 para R$ 7.999 – redução de 20%. Um outro aparelho de plasma, do mesmo tamanho, mas de outra marca, custa hoje R$ 5.999, sendo que seu preço anterior era de…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br.

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