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Ensino. Escolas básicas do ensino público de SM são melhores que a média gaúcha e nacional

Estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a pedido do Ministério da Educação, traçou o perfil das escolas públicas que ministram aulas da 4ª à 8ª séries do ensino fundamental.

Pelos resultados, tornados públicos há poucos dias, Santa Maria pode se orgulhar: os colégios locais estão acima da média gaúcha e nacional. Mas, ainda assim, há problemas, como registra ampla reportagem publicada nesta terça-feira pelo Diário de Santa Maria, em material assinado pela jornalista Fernanda Meneghel Confira:

”Desvendando a escola pública
Avaliação mostra um retrato do Ensino Fundamental público no país. Santa Maria teve desempenho acima da média nacional, mas tem o que melhorar

Os pais sabem: uma boa escola prepara melhor seu filho para o mercado de trabalho. Essa é uma dedução fácil de fazer, mas a próxima pergunta pode ser um pouco mais complicada. O que é uma boa escola?

Para tentar chegar a esta resposta, o Ministério da Educação (MEC) desenvolveu uma pesquisa inédita: a Prova Brasil. Traçando um perfil dos colégios públicos, o estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão ligado ao MEC – busca dar mais elementos para que cada instituição possa comparar seus índices com os de outras escolas e até com os números de sua cidade e seu Estado.

A avaliação foi composta por duas provas – uma de português e outra de matemática – aplicadas aos alunos de 4ª e 8ª séries. Outros seis critérios foram analisados para que as qualidades e as deficiências do colégio fossem mapeadas como um todo, não só por meio do conhecimento dos alunos. De acordo com a pesquisa, a educação básica de Santa Maria está acima das médias gaúcha e brasileira. Mas é cedo para comemorar.

Os resultados, divulgados há poucos dias, mostraram que nossa cidade ainda tem muito o que aprender se quiser chegar à nota máxima. Nesta avaliação, todo mundo passa. Os pontos das provas variam de 125 a 350 para português e de 125 a 375 para matemática. A nota dos alunos dependia da capacidade de resolver questões e realizar tarefas.

A média em português dos estudantes santa-marienses de 4ª série indica, por exemplo, que eles são capazes de perceber mudanças de sentidos nas frases quando se altera a pontuação, mas não conseguem entender o sentido de uma metáfora, por exemplo. Quando o assunto são os números, ler as horas em relógio digital não é problema, mas se depender do relógio de ponteiro, a maioria vai chegar atrasada.

Dentre as habilidades dos alunos da 8ª série, estão atividades como identificar o tema de uma poesia e estabelecer relações de causa e conseqüência. Mas o desafio já é mais difícil quando se trata de localizar a informação principal de um texto. Para eles, usar dados…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, inclusive com quadros explicativos, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/.

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