Arquivo

Futuro. Santa Maria também apresenta suas propostas para o “Pacto pelo Rio Grande”

Será hoje, e são pelo menos 12 as idéias que o município deverá sugerir para o Pacto pelo Rio Grande. A busca de soluções para a verdadeira falência financeira, estado em que se encontra o Rio Grande do Sul, é um dos objetivos da Assembléia Legislativa. O parlamento é o patrocinador da discussão que quer unir os gaúchos em torno de um núcleo de propostas que se coloquem acima de quaisquer interesses, políticos ou de grupos, tudo em nome do futuro do Estado.

Nessa sexta-feira, a Universidade Federal, sede do Conselho Regional de Desenvolvimento da região central, vai receber o último seminário do Pacto. Terá a presença, inclusive, do coordenador, o deputado Cezar Busatto, entre outros.

O jornal Diário de Santa Maria, em reportagem assinada por Jaqueline Silveira, publica nesta sexta-feira amplo material sobre o evento, inclusive as possíveis propostas a serem apresentadas por Santa Maria. Confira:

”Corrente para ajudar o Rio Grande do Sul
Santa Maria discute hoje, no seminário Pacto pelo Rio Grande, as soluções para enfrentar os problemas que atravancam o desenvolvimento estadual

Santa Maria foi escolhida a dedo para fechar hoje à tarde a série de seminários que a Assembléia Legislativa vem realizando para debater o Pacto pelo Rio Grande, projeto que busca soluções para resolver a crise financeira do Estado. A cidade, segundo o coordenador do Pacto, deputado Cézar Busatto (PPS), é estatrégica na corrente de esforços que tanto o Estado precisa para sair do fundo do poço.

– Santa Maria é emblemática. Aqui nasceram os Coredes. Também é a cidade do conhecimento, com tantas universidades. O Corede e a Universidade Federal de Santa Maria fazem um trabalho que segue uma linha de desenvolvimento admirável. Tenho certeza que vamos levar boas idéias daqui – disse Busatto, que vem a cidade acompanhado do presidente da Assembléia Legislativa, Fernando Záchia (PMDB).

A expectativa do coordenador do Pacto não deve ser frustrada. A cidade pretende apresentar, ao menos, 12 propostas que podem ajudar no desenvolvimento do Rio Grande. Parte da contribuição será dada por meio de exemplos de cooperação que aqui já deram certo. Entre eles, a formação de consórcios municipais para reivindicar e elaborar projetos. As experiências do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Condesus) na Quarta Colônia serão apresentadas.

– Temos de vender nosso peixe. Os consórcios são práticas bem-sucedidas e que podem ser implantadas em todo o Estado – afirma o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Centro, Antônio Carlos Jordão.

Cooperação de cidades será apresentada como exemplo

A UFSM, maior instituição pública de Ensino Superior do interior do Estado, também está na luta Junto com outras universidades públicas. A UFSM elaborou propostas que podem ser implantadas em todo o Estado. A exemplo dos Coredes, ela também aposta em ações de cooperação. Apoio a programas de geração de trabalho e renda e o desenvolvimento de pesquisas para atender à população estão entre as metas da UFSM, que serão apresentadas pelo professor João Rodolpho Amaral Flores…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, e um grande quadro explicativo, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo