Arquivo

Mais eleitores. Segundo turno em Santa Maria? Com certeza absoluta não será em 2008

Santa Maria tem pouco mais de 184 mil eleitores inscritos para o pleito de 1º de outubro. Já o Estado tem quase 8 milhões. Uma e outro estão na mesma situação. A cidade está para o Rio Grande, da mesma forma que o estado está para o Brasil: ambos em quinto lugar no ranking.

O levantamento, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, é publicado hoje nos jornais, inclusive o Diário de Santa Maria. Daqui, uma peculiaridade – sobre a qual o DSM não se refere: são pouco menos de 7 mil eleitores em relação aos 177.777 do pleito de 2004. Isso significa, objetivamente, que não será na próxima eleição municipal, em 2008, que haverá dois turnos na escolha do prefeito. Ou alguém acredita que, nos mesmos dois anos – os que antecedem a consulta eleitoral municipal – serão inscritos mais 16 mil eleitores?

Mas essa é só uma curiosidade excêntrica, na medida em que não está, neste momento, na ordem do dia o pleito para escolha do Chefe do Executivo, e dos vereadores, de Santa Maria. Fique, então, com os dados relativos a 2006:

Mais de 7 milhões de eleitores no Estado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na sexta-feira o número total de eleitores do país. Ao todo são 125.913.479 que deverão ir às urnas no dia 1º de outubro para escolher os novos deputados, senadores, governadores e presidente da República. O Estado de São Paulo é o que tem o maior colégio eleitoral, são com 28.037.734 eleitores, o que representa 22,27% dos votantes.

O Rio Grande do Sul é o quinto maior colégio eleitoral do Brasil, com 7.750.583 votos. Aqui no Estado, Porto Alegre é a cidade com mais votos, com 1.019.126. Santa Maria aparece em quinto lugar com 184.419 eleitores…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, inclusive quadro com os cinco principais eleitorados do País e do Estado, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo