Arquivo

Pacto. Poder Judiciário, inconformado com decisão dos deputados, vai recorrer à… Justiça

No que depender do futuro governador, o “Pacto pelo Rio Grande” está bem encaminhado. Somente três dos 10 candidatos ao Piratini não estão ainda comprometidos com os resultados dos esforços comandados pela Assembléia Legislativa que, na semana passada, por unanimidade, aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias com um uma série de restrições para gastos públicos.

O mesmo não se pode dizer, porém, do Judiciário. O Tribunal de Justiça se mostra inconformado com o congelamento dos recursos para o Poder, que está autorizado, por exemplo, a corrigir em apenas 3% o crescimento da folha salarial. O TJ, inclusive, anuncia a possibilidade de lutar nos tribunais contra a decisão dos parlamentares.

A propósito da posição do Poder Judiciário, confira reportagem que o Diário de Santa Maria está publicando em sua edição desta terça-feira:

”Judiciário estadual fica contra o Pacto

O Judiciário vai à Justiça. O Tribunal de Justiça (TJ) do Estado anunciou ontem que vai lutar nos tribunais contra a emenda do Pacto pelo Rio Grande, que congela o orçamentos dos poderes até 2010 e foi absorvida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2007, uma espécie de pré-orçamento do Estado.

O presidente do TJ, Marco Antônio Barbosa Leal, disse que o tribunal estuda a melhor forma de lutar judicialmente contra a emenda. Uma das opções é entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal.

– Espero que a comunidade gaúcha tenha a completa visibilidade do quadro que se criou em decorrência dessa limitação ao Judiciário – explicou Leal.

O Judiciário gaúcho projeta uma perda de R$ 104 milhões em 2007 com o congelamento do orçamento pelos valores executados entre julho de 2005 e junho de 2006, autorizando apenas 3% de correção para o crescimento da folha salarial.

Já entre os 10 candidatos a ocupar o Executivo, o esforço do Pacto pelo Rio Grande não será em em vão. Apenas…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo