Arquivo

Um drama. Camila, a garota de Camobi que engrossa a lista de 189 gaúchos desaparecidos

Um verdadeiro drama. E que atinge famílias de todo o Rio Grande do Sul. O Departamento Estadual de Investigações Criminais, DEIC, tem uma lista com 189 desaparecidos em todo o Rio Grande do Sul.

O caso de Camila, 15 anos, a garota do titulo, é particularmente intrigante. E não combina com o registro habitual de adolescentes que desaparecem e aparecem, de um dia para o outro. No caso dela, já é um terço de mês de ausência, levando desconforto e temor à sua família, que reside em Camobi.

O desaparecimento está sendo investigado pela polícia, e sua foto é uma a estar na página do DEIC na internet. São 33 crianças, 142 adultos e 14 idosos – todos procurados pelas autoridades.

A reportagem de Fabrício Minussi, que o jornal A Razão está publicando neste final de semana, conta várias histórias, inclusive a de Camila. Confira:

”Rio Grande do Sul tem 189 desaparecidos
Caso de Camila Dias, 15 anos reforça estatística. Site do Deic trás as fotos dos desaparecidos no RS

No último dia 14 de julho, uma sexta-feira, os pais de Camila de Souza Dias, moradores do bairro Camobi, assistiam ao programa Globo Repórter na televisão. A filha do casal, de 15 anos, estava no quarto. Havia ido dormir. No dia seguinte, no sábado, a surpresa: não havia ninguém no quarto. A menor simplesmente sumiu sem deixar qualquer rastro sobre seu paradeiro. A princípio, poderia ser um simples caso de uma adolescente que resolveu, por conta e risco próprios, se aventurar durante um final de semana.

Os dias se passaram e o desespero toma conta dos pais, o militar reformado Paulo Airton da Silva Lima, 52 anos, e a dona de casa Helena Motta de Souza. Lá se vão quase dez dias sem notícias de Camila. Estudante da Escola Estadual Edna Mai Cardoso, Camila é considerada uma aluna de boas notas, mas rebelde como sugere a própria idade, relata o pai. A adolescente agora ajuda a incrementar as estatísticas de pessoas desaparecidas no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic/RS), 189 pessoas estão desaparecidas no Rio Grande do Sul. A informação oficial foi extraída da página www.desaparecidos.rs.gov.br. O site apresenta as fotos das pessoas desaparecidas, com uma ficha individual de cada caso. Ao todo, são 33 crianças, 142 adultos e 14 idosos desaparecidos no Estado., O site também revela que 95 pessoas tidas como desaparecidas foram reencontradas.

Casos de pessoas desaparecidas de municípios da região também são destaque na página do Deic. “Normalmente são meninas com envolvimento amoroso, que saem na sexta-feira e retornam na segunda-feira. Foi um caso registrado na noite de quinta-feira. No outro dia, a menina acabou reaparecendo”, explicou o delegado da DPCA, Oscar Correa dos Santos Junior. O policial afirmar que, hoje, em aberto, o caso da Camila é o mais intrigante, pois não existe nenhum contato por parte da adolescente. “Não se trata de um caso comum”, admitiu o delegado Oscar.

Registros de pessoas desaparecidas na região também são destaque no site do Deic/RS, Só em Santo Ângelo são quatro pessoas desaparecidas. De acordo com o inspetor de polícia Elair Chaves, 50 anos, a maioria dos casos são relacionados a adolescentes que descontentes com os pais somem de casa durante o final de semana, mas posteriormente acabam retornando. “Acontece que a família faz o registro e depois não comunica que a pessoa reapareceu e o caso…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo