Arquivo

Eleições 2006. A superemocionante disputa presidencial travada no principal Estado do País

Luiz Inácio Lula da Silva só nasceu em Pernambuco. É reconhecido como paulista, onde se criou para o mundo e para a política. Geraldo Alckmin é paulista da gema, e governou o Estado até dias atrás. O primeiro é largamente superior em votos no nordeste. Vence, segundo as pesquisas, com alguma facilidade no norte e centro-oeste, pena no sul e é levemente superior no sudeste.

Mas… E em São Paulo? Pois é. Lá, no principal (e maior) colégio eleitoral, a disputa é mais do que acirrada, como comprova reportagem que o jornal O Estado de São Paulo está publicando nesta segunda-feira (disponível, pela internet, apenas para assinantes), e que o seu braço de internet, a Agência Estado, colocou na rede agora há pouco. Vale a pena dar uma conferida:

”Lula e Alckmin disputam voto a voto em São Paulo

Na pesquisa Estado/Ibope, Lula tem 28% dos votos paulistas e Alckmin 27%

A pouco mais de um mês das eleições, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) disputam o voto de cada eleitor em São Paulo. A disputa pelo voto paulista é diferente da luta nacional, onde o petista leva ampla vantagem. Em São Paulo, a diferença entre os candidatos se torna escassa: na pesquisa espontânea Estado/Ibope, Lula tem 28% e Alckmin, 27%; na estimulada, Alckmin vira e passa à frente, com 38%, contra 36% de Lula e 10% de Heloísa Helena (PSOL).

Numa hipotética simulação de um “segundo turno paulista”, o tucano abre mais frente: teria 46% contra 40% do petista. A retração de Lula num segundo turno é explicada por sua rejeição – no Estado onde nasceu para a política, um terço do eleitorado estadual (34%) afirma que não votaria nele de jeito nenhum; a rejeição de Alckmin é exatamente a metade: 17%.

Se Lula é prejudicado por sua alta rejeição, Alckmin pena com a avaliação sofrível do governo comandado por seu vice, Cláudio Lembo (PFL). O governo Lembo tem apenas 14% de…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página da Agência Estado na internet, no endereço http://www.estadao.com.br/ultimas/nacional/eleicoes2006/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo