Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Impugnações. Que vergonha! A Justiça supre trabalho que deveria ser dos próprios partidos

Os partidos, toooodos eles, não se preocupam muito com questões morais na hora de escolher seus candidatos a deputado. Não, não é ofensa. É fato. O que interessa, meeeesmo, é a quantidade de votos que esses concorrentes podem agregar às siglas.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, alguém aí ouviu falar de o PP, PL ou PTB negarem legenda aos que são acusados na CPI dos Sanguessugas? Hein? Eu não. E esse fenômeno se repete em praticamente todos os Estados. É a desmoralização ética da totalidade dos partidos. Gostem ou não os dirigentes, é isso.

O mais constrangedor é que as impugnações de candidaturas, a maior parte delas, registre-se, ainda pendentes de recursos em instâncias superiores, estão sendo decididas pelo Judiciário.

Tome-se o Rio de Janeiro como exemplo. Lá, quatro deputados citados na CPI que investiga a máfia das ambulâncias, e que pretendem concorrer à reeleição, tiveram seus registros negados. São eles Paulo Baltazar (PSB), Reinaldo Gripp (PL), Elaine Costa (PTB) e Fernando Gonçalves (PTB).

Mas aconhados, meeeesmo, devem estar os dirigentes do Partido Progressista. Qualquer um que leia ou ouça o noticiário esportivo sabe que o presidente do Vasco da Gama Eurico Miranda é da “banda podre” dos cartolas do futebol brasileiro. No entanto, o PP não teve peito para barrar sua candidatura a deputado federal – função que já exerceu e da qual foi defenestrado pelas urnas, em 2002.

Pois, apesar de tudo isso, e as lideranças do PP deveria tomar vergonha na cara, precisou uma juíza, no caso, Jaqueline Montenegro ter a coragem e a dignidade de cassar o registro do nefando Euricão. E não teve pejos, ao justificar: falta-lhe (a ele) “condições morais para exercer um mandato”. Que vergonha. É até possível que a situação mude, em instância superior, mas será preciso coragem na hora de interpretar a lei. O que não falta é processo e acusações contra Miranda.

A propósito da negativa de registro de candidatos, em vários Estados do País, e que já alcança várias centenas de situações, lei reportagem publicada na página de Eleições, do portal Terra:

”TREs negam 851 candidaturas em MG, RJ, DF e SP

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado de São Paulo confirmou, na tarde desta quinta-feira, a impugnação de 425 candidaturas. Já o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) negou 122 registros de candidatura para as eleições de 2006. No Rio, a Justiça Eleitoral anulou outras 200 candidaturas, dos cerca de 2.400 pedidos de inscrição realizados. No Distrito Federal foram vetadas 104 das 894 candidaturas, 11,63% dos pedidos de registro.

O número revelado anteriormente pelo TRE-SP era de 332 impedimentos, mas o total ainda pode aumentar, conforme o resultado da análise dos processos de registro for sendo liberado. De acordo com o TRE-SP, o total de impugnações representa 14,31% do total de 2.970 inscrições apresentadas. No Rio, a Justiça Eleitoral anulou outras 200 candidaturas, dos cerca de 2.400 pedidos de inscrição realizados.

A maior causa das impugnações foi a falta de documentação exigida – certidões de antecendentes criminais, quitação de multas eleitorais e falta de prestação campanhas de eleições anteriores.

O TRE-SP também negou registro aos candidatos que tiveram contas referentes ao exercício de cargos públicos rejeitadas, mas que só entraram com ação para revisá-las às vésperas…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página de Eleições do Portal Terra na internet, no endereço http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo