Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Inpe. Saída de Schuch, um grande forrobodó

A indicação, pelo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do professor Celso Marques da Silva para assumir a chefia da Unidade Regional Sul, aqui em Santa Maria, em substituição a Nelson Schuch, está dando o maior forrobodó.

A notícia, que você leu aqui com primazia, ainda na manhã desta quinta-feira (leia ”Inpe. Schuch deixa a chefia. Substituto é outro professor da UFSM: Celso Marques da Silva”, que publiquei perto das 11 da manhã deste 10 de agosto) provocou a imediata reação do deputado estadual Estilac Xavier. O parlamentar havia anunciado, na Assembléia Legislativa, segunda-feira, que o processo de substituição do professor Schuch estava sustado. A pressão exercida pela comunidade local, com o apoio dos três senadores e do próprio governador do Estado, havia alcançado o objetivo. Nem 72 horas depois, tudo teria mudado.

Em contato por e-mail, o próprio deputado demonstrou a mim, com clareza, a sua indignação. E mantendo a sua idéia: o Inpe até poderia ter indicado e nomeado outro nome, mas a decisão seria sustada quando chegasse à Casa Civil da Presidência da República.

Em todo caso, a confusão parece estar formada, como você poderá perceber, também, na reportagem assinada por Elisa Pereira, que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta sexta-feira. Confira:

”Inpe indica substituto de Schuch
Direção do Instituto escolheu diretor do Departamento de Física da UFSM para coordenar unidade local

Se depender apenas da direção da Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o professor e atual diretor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria, Celso Arami Marques da Silva, será o novo chefe da Unidade Regional Sul de Pesquisas Espaciais. Ele substituirá o pesquisador Nelson Schuch que atualmente ocupa o cargo.

A indicação de Celso Marques da Silva para a função foi comunicada à reitoria da UFSM nesta quarta-feira através de ofício assinado pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara. A decisão da direção do órgão de trocar o chefe da unidade local do Inpe foi anunciada no começo de maio, quando Gilberto Câmara esteve em visita a Santa Maria.

Na ocasião o argumento utilizado para justificar a saída de Nelson Schuch foi um suposto desgaste que ele viria acumulando e que poderia atrapalhar o cronograma de expansão definido pelo instituto para a unidade local.

Os planos de expansão apresentados na cidade por Gilberto Câmara não incluem a implantação de uma unidade de rastreio e controle de satélites na UFSM e nem a transformação do Centro Regional Sul de Pesquisas em uma unidade autônoma do Inpe.

Esses dois pleitos eram os principais defendidos por Nelson Schuch e são apontados como a real causa do seu desgaste junto à direção nacional do instituto. Na oportunidade foi anunciado apenas que seriam investidos recursos na conclusão das instalações do Centro.

O processo de substituição de Nelson Schuch iniciou com a formação do Comitê de Busca nomeado pelo Inpe e que teve a tarefa de selecionar um indicado entre os interessados inscritos. O período de inscrições foi até 9 de junho. Ontem, o instituto informou através de sua assessoria de imprensa que o trabalho do comitê havia encerrado com a entrega na última terça-feira, dia 8, dos nomes dos indicados ao diretor Gilberto Câmara, a quem caberia escolher e anunciar o novo chefe da Unidade de Santa Maria nos próximos dias.

Também no começo de maio iniciou a mobilização política para tentar impedir que a substituição fosse efetivada. Na tentativa de barrar a troca na chefia do Centro, o deputado estadual Estilac Xavier (PT) acionou os ministros das Relações Institucionais, Tarso Genro, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. O parlamentar chegou a solicitar a suspensão do trabalho do Comitê de Busca. Ontem, Estilac Xavier afirmou que processo de substituição está sustado pelo governo federal e que a indicação feita por Gilberto Câmara do novo chefe não terá efeito prático. “O que a direção do Inpe faz é um desrespeito a vontade política do Rio Grande do Sul expressa em um documento entregue aos ministros Tarso Genro e Dilma Roussef”, ressalta o deputado.

Já a Universidade Federal de Santa Maria informou através do vice-reitor, Felipe Müller, que não irá se pronunciar sobre a questão política que envolve a substituição. Segundo ele, a instituição se limitou a enviar ontem para o instituto um ofício em que manifesta que não tem objeção quanto à indicação feita. “O Inpe questionou o que a UFSM teria a dizer sobre o professor Celso e informamos que não temos qualquer tipo de oposição ao seu nome. A escolha do chefe da unidade local cabe ao instituto. A universidade não tem interferência na questão da nomeação”, salienta o vice-reitor. Antes de assumir o…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta sexta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo