Arquivo

Progresso. Santa Maria não acompanha a região

De 34 municípios da região central do Estado, apenas 11 apresentaram desempenho crescente. Duas se mantiveram no mesmo degrau e Santa Maria, juntamente com outras 10 comunidades, desceu. Trata-se do ranking desenvolvido pela Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, que mede o desenvolvimento econômico dos municípios gaúchos.

No Estado, embora ostente indicadores geográficos que a colocam entre as maiores – em população, por exemplo – é a 8ª, no trabalho da FEE é apenas a 23ª no Estado. Confira mais detalhes na reportagem assinada por Deni Zolin, que o Diário de Santa Maria está publicando nesta quarta-feira.

O progresso engatou marcha a ré na região
Das 34 cidades, 21 tiveram queda no ranking que mede o desenvolvimento socioeconômico. Santa Maria caiu da 17ª para a 23ª posição no Estado

Se tamanho fosse documento, como diz o ditado, Santa Maria seria a 8ª cidade mais desenvolvida do Estado. Mas um estudo anual feito pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) do Rio Grande do Sul revela que, apesar de ser a 8ª mais populosa, Santa Maria está em 23º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) de 2003, revelado ontem.

A cidade perdeu seis posições em relação a 2002, quando estava em 17º lugar. Na região, a maioria dos municípios também caiu. Das 34 cidades, 21 baixaram no ranking, 11 subiram e dois se mantiveram no mesmo lugar.

Essa queda de Santa Maria tem explicação, segundo um dos coordenadores da pesquisa da FEE, Alexandre Porsse. Ele diz que isso ocorreu devido ao mau desempenho da área da saúde, em que o índice passou de 0,851 em 2002 para 0,837 em 2003, caindo da 299ª para a 350ª posição entre as 497 cidades gaúchas.

Já no setor de saneamento e domicílios, Santa Maria está entre as melhores, em 5º. E na educação, quase todas as cidades da região têm índice acima de 0,8 (de países bem desenvolvidos).

– A queda de Santa Maria significa que ela não acompanhou o desenvolvimento de outras cidades, que se desenvolveram mais e…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, inclusive quadros explicativos, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo