Arquivo

Simbologia. Afinal, o que querem dizer um tucano, a estrela, uma flor, a foice e o martelo?

Uma reportagem pra lá de curiosa, e muito interessante, é assinada na edição desta quarta-feira, do Diário de Santa Maria, pela jornalista Alexandra Zanela.

Ela foi investigar o que, afinal de contas, motivou o PSDB a escolher um tucano como símbolo. E a estrela do PT? E a foice e o martelo dos comunistas? Para todas as opções há um motivo considerado relevante, pelos militantes. Confira:

”Simbologia política
Os partidos mostram suas ideologias nas marcas que acompanham as siglas

Você já parou para observar os símbolos de cada partido político? Eles não existem só como ilustração ou para deixar as siglas mais bonitas. Todos eles têm um significado e transmitem a ideologia e as lutas dos partidos.

Mas se você não sabe o que eles querem dizer, não se preocupe. Alguns comandantes das siglas também não têm bem claro o que eles significam. São tucanos, chamas de fogo, flores, pombas, estrelas, sol, foice e martelo…

Muitos acabam se tornando a marca registrada da sigla. O PSDB, por exemplo, que adotou o tucano-de-peito- amarelo desde a criação do partido em 1988, dá nome aos políticos desse partido. Segundo o presidente do PSDB na cidade, Álvaro Rochedo, são três os motivos da escolha:

– Foi uma idéia do pessoal de Minas Gerais. O amarelo do tucano lembra a campanha das Diretas Já, a luta pela democracia no país. Também porque o tucano é o símbolo da defesa do meio ambiente e, ainda, porque é uma ave brasileira e representa a realidade da nação e do povo.

A foice e o martelo cruzados, que ilustram o PCdoB, resgatam as lutas dos camponeses e dos metalúrgicos. José Francisco Santin, presidente do partido, explica que as ferramentas representam a união e, somente com ela, seria possível transformar o mundo e levá-lo para o socialismo.

– Nesses 84 anos de partido podemos ter nos modernizado, mas não mudamos nosso objetivo e nossa ideologia – afirma Santin…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo