Debate. Afinal, por que Lula não compareceu?

Estrategistas da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva entendiam (ou entendem) que uma margem, nas pesquisas, de 8% a 10% de vantagem sobre a soma dos demais candidatos, seria uma garantia de eleição em primeiro turno. É. Pode ser.

Nesse caso, seria interessante – pensavam esses – que Lula fosse ao debate da Rede Globo. Além de poder neutralizar os ataques, com sua presença, ainda poderia manter os 5% que os últimos levantamentos estão apontando como vantagem sua.

Pois é. Mas o candidato resolveu não comparecer. E, já me antecipando, pelo que vi e li até agora acerca do confronto da Globo, Lula saiu ganhando. Em todo caso, é importante saber porque ele não foi, na sua própria opinião. É o que conta, na coluna Brasília Online, no site Folha Online, o jornalista Kennedy Alencar, da Folha de São Paulo. Confira:

”Lula falta para “esvaziar” debate

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de ir ao debate desta quinta-feira à noite para “não dar palanque” à oposição, segundo suas próprias palavras em conversas reservadas no final da tarde. Ele avaliou ainda que, sem sua participação, o encontro dos presidenciáveis perderá “calor”. Leia-se: importância e audiência.

No meio da tarde de quinta-feira (28/09), auxiliares diziam que sentiram que o presidente hesitara muito durante a reunião da manhã de ontem, diferentemente de sua reação nos outros dias nos quais discutiu a possibilidade de comparecer.

Pesquisas da campanha petista apontaram vantagem de seis pontos percentuais de Lula em relação à soma dos adversários. Esses estrategistas julgavam “segura” uma dianteira entre oito e dez pontos percentuais.

Lula, porém, preferiu não se arriscar no debate. Avaliou que os seis pontos de dianteira poderão lhe garantir a vitória já no primeiro domingo. Jogou na retranca. Um gesto ousado seria comparecer para rebater as acusações e segurar votos que podem migrar para outros postulantes. Apostou nas avaliações de assessores de que o dossiêgate já teria produzido todo o estrago possível e de que até domingo não perderá mais nada.

Em reuniões nos últimos dias, a maioria dos auxiliares de Lula demonstrou-se…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a Folha Online, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/brasiliaonline/.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *