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Eleições 2006. Pesquisa científica aponta HH como a queridinha da grande imprensa brasileira

Os grandes veículos de comunicação do país, para dizer o mínimo, são condescendentes com a candidata à Heloísa Helena, do PSol, que concorre à Presidência da República pela “Frente de Esquerda” (integrada também pelo PSTU e pelo PCB).

Levantamento do Observatório Brasileiro de Mídia, com dados das notícias publicadas pelos grandes jornais e revistas, aponta uma clara preferência (ou, no mínimo, simpatia) pela senadora alagoana, que tem recebido, em média, mais espaço favorável que Lula e Alckmin, dos grandes partidos, PT e PSDB. E que, dentre estes, o tucano é o preferido, cabendo a Lula menções desfavoráveis ou neutras, em sua maioria. Não deixa de ser curioso, convenhamos. Afinal, dos candidatos ditos competitivos, é exatamente Heloísa Helena a única que (não em campanha, que ela não é boba) defende posições diametralmente opostas aos empresários – de comunicação ou não.

Alguns veículos não escondem, longe disso, os candidatos que gostariam de ver eleitos. Os preferidos são tratados de forma diferenciada no noticiário, embora os jornais e revistas não assumam formalmente essa condição. A exceção é a revista Carta Capital, que, como escrevi aqui faz dois dias, deixou cristalina sua opção pelo atual presidente. Enquanto isso, a Veja, que não explicitou sua posição, dizendo-se oficialmente isenta, é francamente ofensiva em relação a Lula, como demonstrou o trabalho acadêmico.

A propósito da pesquisa feita pelo “OBM”, o Comunique-se site especializado em comunicação, publicou elucidativa reportagem, nesta quinta-feira. Confira:

”Imprensa favorece Heloísa Helena, diz pesquisa

De 06/07 até o final das eleições presidenciais deste ano, a equipe do Observatório Brasileiro de Mídia vem analisando as menções a cada um dos quatro principais candidatos à presidência em nove grandes veículos nacionais. A partir dos dados já levantados, o tesoureiro do Observatório, Kjeld Jakobsen, analisa que a imprensa, embora não declare preferência, a possui sim. Também se percebe a quase unanimidade entre os veículos em publicar mais matérias favoráveis a Heloísa Helena.

Cinco jornais – Folha de São Paulo, O Globo, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense – e quatro revistas – Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital – estão sendo avaliados. Matérias que citem Lula (PT), Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (P-SOL) ou Cristovam Buarque (PDT) nestes veículos são compiladas e avaliadas como positivas, negativas ou neutras, de acordo com seu impacto na imagem do político.

Na semana entre 02 e 08/08, os jornais analisados publicaram 433 reportagens cobrindo os presidenciáveis. O candidato Lula teve 163 menções, o presidente teve 139, Alckmin recebeu 90, Heloísa 24 e Buarque foi citado 12 vezes. O candidato do PT teve 36 referências a menos do que na semana anterior e o do PSDB teve 15 a mais. Heloísa contou com o maior número de menções positivas, com quase 50% delas sendo favoráveis a sua candidatura.

Com exceção d´O Estado, os outros periódico realizaram uma cobertura relativamente homogênea entre si, mantendo entre 20 e 50% a quantidade de matérias positivas e negativas de cada candidato. Já o jornal da família Mesquita publicou textos positivos para Heloísa em 80% das vezes, para Alckmin em 68,2% e em 12,2% para Lula. O mesmo jornal ofertou 73,2% de matérias negativas a Lula, 22,7% a Alckmin e 20% a Heloísa. Buarque foi citado apenas uma vez no período, de forma neutra.

No período entre 03/07 e 23/08, nas quatro revistas pesquisadas, o candidato Lula foi mencionado 39 vezes, o presidente Lula 31, Alckmin 30, Heloísa 14 e Buarque seis. O candidato do PT e o ex-governador de São Paulo tiveram índices semelhantes, contando com cerca de 40% de matérias positivas, 23% de neutras e 36% de negativas. Heloísa Helena teve, respectivamente, 71,4%, 21,4% e 7,1%. Já Buarque foi citado três vezes de forma neutra e outras três de forma positiva. O presidente Lula possui 61,3% de matérias negativas, 22,6% de neutras e 16,1% de positivas.

Estes números, porém, representam a média das publicações e uma análise individual revela um panorama bem diferente. Num extremo temos a Veja, que em 80% das vezes que abordou o candidato Lula o fez de forma negativa e nenhuma vez se referiu ao petista de forma positiva. Alckmin teve…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do Comunique-se na internet, no endereço http://www.comunique-se.com.br.

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