Arquivo

Day After 2. Sobra especulação. Quem fica e quem sai do governo. E o espaço para os aliados

Há pelo menos um consenso: o PT perderá espaço na Esplanada dos Ministérios. Há outro, decorrente do primeiro: dificilmente Lula cometerá o erro de quatro anos atrás, quando encheu Brasília de derrotados nos pleitos estaduais. Se bem que tem a Roseana Sarney. Mmmmm….

Em todo caso, logo após o anúncio do resultado da eleição de ontem, e mesmo antes, o esporte favorito de vários analistas era (é) especular quem entra e quem sai do governo federal. E mais: dado o fato de o próprio Presidente garantir que pretende fazer um governo de conciliação nacional, quais os nomes que vai pinçar de outros partidos, que não o PT, para compor o primeiro escalão.

Um dos que pratica esse esporte, e que até tem algumas fontes privilegiadas, é o jornalista de O Globo, Jorge Bastos Moreno. Leia o que ele escreveu, já neste domingo, embora antes de saber da confirmação da derrota de Roseana, em sua página na internet:

”O que vem depois

Confirmada a reeleição do presidente Lula, a partir de agora discute-se a composição do novo governo, sua relação com o Congresso e com a oposição.

Governo – O ministério poderá ser totalmente renovado, mas algumas figuras deverão permanecer, entre elas, Dilma, Dulci, Celso Amorim e Furlan. Especula-se vários sem mandatos, como Marta Suplicy, Jorge Viana ( a partir de 1 de janeiro ) e Nelson Jobim. Mas no PT tem quem não aposta em Marta. Fala-se que Tarso Genro, alijado do comando petista pelo grupo de Zé Dirceu, poderá voltar a presidir o PT. Se Tarso, o poeta dos Pampas, deixar o ministério, ninguém mexe no Haddad, que está na Educação. Aldo, se não for reeleito presidente da Câmara, pode voltar para o ministério. Só ele. Os aloprados que criaram no passado o chamado “núcleo duro” do poder estão fora. Tarso anuncia fim da era Palocci. Pode ser a consolidação do desenvolvimentista Guido Mantega e a queda de Meirelles ou vice-versa. Delfim é muito emblemático pra ser ministro, se bem que Lula nestas eleições abraçou Deus e o Diabo. Começam as especulações.

Congresso – Eventual derrota de Roseana pode fazer cair no colo eleição de Sarney na presidência do Senado, Renan e Aldo querem ser reconduzidos. Aldo tem mais chances, já vimos aqui. Lula vai ter que fazer alguma coisa pelo Jader, que quer ser presidente da Câmara. Apoiá-lo nessa disputa desgasta o Governo. Até a presidência do PMDB não é boa pra Jáder nem pra Lula. Lula pode pulverizar o prêmio de Jáder em vários ministérios. De carguinho em carguinho, Jáder pode encher o papo, entenderam, né? Geddel, presidente da Câmara? Ele quer, mas o PFL carrega o Aldo nos braços, constrange o governo que seria então obrigado a carregar a reeleição do atual presidente da Câmara.

Oposição – A parte boa do PMDB terá Jarbas Vasconcelos. Lula é doido por Jarbas. Eles vão se entender. Jarbas só não pode ir pro ministério. Seu suplente é arquiinimigo…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Jorge Bastos Moreno na internet, no endereço http://oglobo.globo.com/blogs/moreno/Default.asp.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo