Arquivo

Debate político. Colóquio de três dias, da Sedufsm, terá transmissão ao vivo pela internet

Eis aí uma boa novidade: o I Colóquio sobre comportamento e instituições políticas, promovido pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM, que acontece entre amanhã e quinta-feira, no auditório da entidade, graças a uma parceria com o Centro de Processamento de Dados da UFSM será transmitido “ao vivo” pela internet.

Para poder acompanhar, informa a assessoria de imprensa da Sedufsm, basta entrar no site da entidade (www.sedufsm.com.br), que já está com o link disponível ou mesmo direto na página do CPD da UFSM (www.ufsm.br/cpd/).

A propósito do Colóquio, inclusive sua programação, reproduzo a seguir notícia que publiquei ainda na madrugada de sexta-feira, dia 17. Confira:

Política. Sedufsm traz o tema em colóquio que faz parte dos festejos de 17 anos da entidade

Assunto mais atual, convenhamos, é muito difícil. Ou até impossível. Saídos de uma eleição muitíssimo disputada (mais no Rio Grande, nem tanto no País), é recorrente o debate acerca da política que se faz hoje no Brasil. E isso, com certeza, estará presente no “I Colóquio sobre comportamento e instituições políticas”, promovido pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM (fazendo parte da programação que festeja os 17 anos da entidade), com a parceria do Núcleo de Estudos Legislativos e o apoio do Departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal.

Para saber mais sobre o evento, que além dos estudiosos santa-marienses, também traz personalidades acadêmicas de várias instituições brasileiras, leia o material distribuído aos veículos de comunicação pela assessoria de imprensa da Sedufsm:

”Debate político marca programação de 17 anos
da SEDUFSM nos dias 21, 22 e 23 de novembro


Na próxima semana, do dia 21 de novembro até o dia 23, a programação elaborada para comemorar os 17 anos da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM), ocorrido no último dia 7 de novembro, prevê um importante debate político. O I Colóquio sobre comportamento e instituições políticas se dará no Auditório da SEDUFSM, a partir de 19h30min, com a presença de cientistas políticos da UFSM e de várias instituições nacionais. O evento é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Legislativos e conta com o apoio do departamento de Sociologia e Política da UFSM.

O tema que será abordado por pesquisadores entre os quais André Marenco (UFRGS), Jairo Nicolau (IUPERJ), Fátima Anastásia (UFMG) e Reginaldo Perez (UFSM), tratará de um Balanço das Eleições e Perspectivas do novo Governo. Os palestrantes desenvolvem pesquisas em áreas como “sistema de governo”, “sistema partidário” e “sistema eleitoral.”

Segundo um dos coordenadores do Núcleo de Estudos Legislativos, professor Luis Gustavo Grohmann (do curso de Ciências Sociais da UFSM), “após a eleição de 2006, que redefiniu o quadro político do Brasil, com a escolha de novos governadores, senadores e deputados federais e estaduais, torna-se importante realizar uma profunda reflexão sobre os destinos do país, especialmente a partir da análise do comportamento dos atores políticos assim como do desempenho das instituições políticas”. A primeira edição desse Colóquio tem ainda dois objetivos importantes, conforme Grohmann: “apresentar a excelência da pesquisa acadêmica sobre o tema e possibilitar uma ampliação do debate sobre a política no Brasil, oferecendo um espaço de discussão democrática”.

O I Colóquio sobre Comportamento e Instituições Políticas inicia sempre às 19h30min, sendo aberto à comunidade. Quem se interessar por certificados deve se inscrever junto ao Núcleo de Estudos Legislativos (Campus UFSM – Prédio 74 – Sala 2230) e Coordenação do Curso de Ciências Sociais (Campus UFSM – Prédio 74 – Sala 2214). Ou, no dia, no local do evento. Contudo, o certificado só será emitido mediante a presença nos três dias do Colóquio. A programação completa a seguir:

Dia 21/11
Conferencistas:
Prof. Álvaro Oxley da Rocha – Doutor em Direito/UNISINOS
Prof. Reginaldo Perez – Cientista Político/UFSM
Moderador: Prof. Luis Gustavo Mello Grohmann – Ciências Sociais/UFSM

Dia 22/11
Conferencistas:
Prof. André Marenco – Cientista Político/UFRGS
Rogério Schmitt – Cientista Político/Tendências Consultoria Integrada (SP)
Moderador: Prof. Diorge Konrad – História/UFSM

Dia 23/11
Conferencistas:
Prof. Jairo Nicolau – Cientista Político/IUPERJ Prof. Fátima Anastasia – Cientista Política/UFMG
Moderador: Prof. João Rodolpho Flores – Ciências Sociais/UFSM
Após o debate de quinta, 23 de novembro, haverá lançamento de dois livros: “Democracia e referendo no Brasil” – Magna Inácio, Raquel Novais e Fátima Anastasia (organizadores); e “Reforma política no Brasil” – Leonardo Avritzer e Fátima Anastasia (organizadores).”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo