Arquivo

Futuro da economia 3. Mais com o mesmo? Parece, por ora, a idéia do presidente reeleito

Alguém disse, não lembro quem, que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria agindo, em relação ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, da mesma maneira que atuam os cartolas do futebol: quando querem demitir um treinador, dizem que ele está “prestigiado”. Segundo esse articulista, cujo nome não recordo agora (do contrário, o citaria), é exatamente isso que se está fazendo com o titular das finanças pátrias.

A razão para a analogia seria uma nota mandada publicar pelo Palácio do Planalto, negando a substituição do ministro. Pois é. Pois é. Mas será mesmo que ele será trocado, ao final das contas? Ninguém sabe ao certo, exceto talvez o próprio Lula. E olhe lá. Afinal de contas, o mandato atual, em que se insere Mantega, encerra em dezembro. E esse é o prazo em que, certamente, se decidirá afinal de contas que rumos o governo pretende dar à economia. E é nessa decisão, e em nenhuma outra, que se coloca a manutenção (como supostamente quis dar a entender o Planalto) ou a retirada, para algum agradável desterro, do atual ministro da Fazenda.

A propósito desse “prestigiamento” de Mantega, quem escreve é Etevaldo Dias, com a colaboração da repórter Luciana Otoni. Veja:

”Lula procura preservar autoridade de Mantega

Em nota divulgada pelo Palácio Planalto, o presidente Lula procurou preservar a autoridade do ministro da Fazenda. Em breve texto, o comunicado esclareceu que, diante de rumores sobre a suposta substituição de Mantega, cabe ao presidente reeleito a indicação de ministros e que o titular da Fazenda escolhido por ele chama-se Guido Mantega.

À primeira leitura, o conteúdo da nota se mostrou aberto a mais de uma interpretação. Contudo, em entrevista ao telejornais da TV Bandeirantes e da TV Globo, o presidente, em um gestual seguro e sem intermediários, foi claro na sua intenção.

Chamou para si a responsabilidade exclusiva da escolha, nomeação e destituição de ministros e demonstrou não se sentir pressionado a anunciar nomes logo após o estresse vivenciado no segundo turno. Avisou ainda que não pretende fazer mudanças na equipe e na administração de forma imediata.

O objetivo central do comunicado e das palavras de Lula pode não ser necessariamente a sociedade. O alvo pode ser o próprio Mantega que, diante da reafirmação do seu nome como o ocupante do cargo, mantém resguardada sua autoridade de condutor das políticas macroeconômicas.

Lula agiu rápido. Sua mensagem, no entanto, não dá margem para interpretação da permanência de Mantega na Fazenda. Indica, sobretudo, que o presidente se…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Etevaldo Dias na internet, no endereço http://blogdoet.blig.ig.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo